Resumo

Título do Artigo

Background do empreendedor e sua associação com a inovação de produtos em empresas incubadas de base tecnológica no estado de São Paulo
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Palavras Chave

Inovação de produtos
Background do empreendedor
Empresas Incubadas de Base Tecnológica

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Cooperação Tecnológica e Inovação Aberta

Autores

Nome
1 - Natan de Souza Marques
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
2 - Roberto Sbragia
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - EAD-FEA
3 - Moacir Miranda de Oliveira Junior
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA
4 - FELIPE MENDES BORINI
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA/USP

Reumo

O background do empreendedor é analisado na literatura do ponto de vista de sua relação com o desempenho da empresa (Lumpkin & Dess, 2001), descoberta de oportunidades empreendedoras (Shane, 2000), dentre outros. Porém, a relação entre o background do empreendedor e a inovação de produtos não tem sido estudada. Portanto, este estudo busca analisar relações entre o background do empreendedor e a inovação de produtos em empresas incubadas de base tecnológica.
Assim, o objetivo desse artigo caminha na direção de analisar as relações entre o background do empreendedor e a inovação de produtos em empresas incubadas de base tecnológica.
O conceito principal que fundamenta o estudo é o conceito de assimetria da informação. Essa assimetria de informação indica que indivíduos tem acesso a diferentes tipos de informações, o que as tornam disponíveis de maneira desigual (Schumpeter, 1934). Essa desigualdade é o que leva alguns a descobrirem oportunidades empreendedoras, enquanto outros não (Shane, 2000). As discussões perpassam por vários argumentos nessa direção, com artigos que abordam o background do empreendedor.
O estudo é de natureza quantitativa, buscando correlacionar variáveis para identificar relações entre elas. A técnica utilizada foi o Survey, com a aplicação de questionário via e-mail para 461 empresas incubadas de base tecnológica, das quais 112 responderam, com 95 respostas válidas, sendo essa a amostra do estudo (n=95). A análise dos dados ocorreu com auxílio do SPSS, e foi aplicada a técnica de regressão logística para testar as hipóteses levantadas.
Como resultados, identificou-se que empreendedores com formações mais próximas das ciências exatas apresentaram maior associação com a inovação de produtos em empresas incubadas de base tecnológica. Por outro lado, o nível de formação do empreendedor, a área de atuação do empreendedor na empresa, a experiência total do empreendedor e a experiência na empresa não apresentaram associação com a inovação de produtos nessas empresas.
Os resultados indicaram que a área de formação do empreendedor apresenta associação com a inovação de produtos em empresas incubadas de base tecnológica, o que permite afirmar que, quanto mais próximas a formação do empreendedor é das ciências exatas, mais ele inova em produtos. Esse resultado traz implicações, principalmente, para os modelos de seleção de empresas incubadas por incubadoras de empresas de base tecnológica.
Lumpkin, G. T., & Dess, G. G. (2001). Linking two dimensions of entrepreneurial orientation to firm performance: The moderating role of environment and industry life cycle. Journal of Business Venturing, 16(5), 429–451. Schumpeter, J. A. (1934). The theory of economic development. MA: Harvard University Press. Shane, S. a. (2000). Prior Knowledge and the Discovery of Entrepreneurial Opportunities. Organization Science, 11(4), 448–469.