Resumo

Título do Artigo

ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA, CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL, INOVAÇÃO E DESEMPENHO: ESTUDO EM EMPRESAS DA INDÚSTRIA MOVELEIRA
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Palavras Chave

Orientação Empreendedora
Inovação em Produtos
Desempenho Organizacional

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Rafaele Matte Wojahn
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - .
2 - Giancarlo Gomes
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd e Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC

Reumo

A inovação em produtos é avaliada pela literatura como um fator determinante da competitividade organizacional, sucesso, adaptação e formas de desempenho. As orientações organizacionais são encaradas como um mecanismo para manter a coerência entre a gestão e o operacional, moldando a forma com que organizações atuam e estimulando comportamentos. Entende-se que há uma relação positiva entre as orientações organizacionais e a inovação em produtos que surte efeitos no desempenho da organização.
Há estudos que consideram a orientação empreendedora e a capacidade de aprendizagem organizacional como antecedentes da inovação em produtos, mas essa relação no contexto das organizações moveleiras não foi encontrada. Busca-se preencher essa lacuna objetivando analisar a influência da orientação empreendedora e da capacidade de aprendizagem organizacional no desempenho em inovação de produtos em empresas da indústria moveleira localizadas no sul do Brasil.
A orientação empreendedora relaciona-se a posturas estratégicas da gestão e têm características específicas. A capacidade de aprendizagem organizacional são ações que visam facilitar a aprendizagem organizacional com os facilitadores: experimentação, interação com o ambiente externo, diálogo, tomada de decisão participativa e propensão ao risco que, contribui de forma positiva à geração de ideias e conceitos ao desenvolvimento de produtos, podendo tornar-se a chave para o sucesso organizacional.
A pesquisa foi conduzida sob a abordagem quantitativa, descritiva e causal, survey e de corte transversal. A amostra foi composta por 93 empresas da indústria moveleira, localizadas no sul do Brasil. Os dados foram analisados pelas técnicas: análise descritiva para o perfil (SPSS), e Modelagem de Equações Estruturais (SmartPLS), em que também foram observados os valores de confiabilidade e validade discriminante anterior a construção do modelo estrutural final.
Verificou-se no modelo estrutural que a orientação empreendedora e a capacidade de aprendizagem organizacional são antecedentes da inovação em produto. A capacidade de aprendizagem organizacional e a inovação em produtos também impactam no desempenho inovador que, por fim, impacta no desempenho organizacional. Hipóteses envolvendo o construto capacidade técnica foram rejeitadas por não atenderem aos critérios estatísticos previstos pela literatura.
Os resultados mostram que o efeito da orientação empreendedora são mais fortes sobre a capacidade de aprendizagem organizacional do que o efeitos destes construtos sobre a inovação em produtos. Essa questão pode estar relacionada a falta de mecanismos para que o aprendizado organizacional seja gerenciado, comunicado e distribuído nessas organizações. Outra perspectiva é que a inovação no contexto das moveleiras possa surgir com maior intensidade de outras fontes.
ALEGRE, J.; CHIVA, R. Assessing the impact of organizational learning capability on product innovation performance: an empirical test. Technovation, v. 28, n. 6, p. 315–326, 2008. FERNÁNDEZ-MESA, A.; ALEGRE, J.; CHIVA, R. Orientación emprendedora, capacidad de aprendizaje organizativo y desempeño innovador. Journal of technology management & innovation, v. 7, n. 2, p. 157-170, 2012.