Resumo

Título do Artigo

UMA RESPOSTA AO TAYLORISMO ACADÊMICO OU AOS SEUS PROPÓSITOS?: UMA ANÁLISE DO FATOR DE IMPACTO DOS ENSAIOS TEÓRICOS PUBLICADOS EM PERÍODICOS NACIONAIS DE CONTABILIDADE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Taylorismo acadêmico
Ensaios teóricos
Fator de Impacto

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Allan Marcelo de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - CAMPUS BOTANICO
2 - Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - ESAN - Escola de Administração e Negócios
3 - Luciano Marcio Scherer
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Reumo

Domingues (2014) critica o taylorismo acadêmico como um mal que tem atingido tanto o meio acadêmico como a ciência num todo. O autor argumenta que os segmentos da universidade ligados à pós-graduação e pesquisa são levados à produção de conhecimento em massa, procedimento que gera recompensas e punições coercitivas do governo, agências de fomento e administração central das universidades, deixando uma grande parcela dos programas de pós-graduação e professores desgastados.
Meneghetti (2011) explica que a suposta facilidade que exime o pesquisador de realizar entrevistas, aplicar questionários, tabular dados além de outros trabalhos exigidos pela forma tradicional de se fazer pesquisa, faz com que muitos pesquisadores se aventurem nos ensaios teóricos. Assim este estudo objetiva investigar o fator de impacto dos ensaios teóricos publicados em periódicos da área contábil no Brasil.
O Ensaio Teórico (ET) insere-se como importante forma de expressão criativa suscitando novas ideias e temas da área de conhecimento. Neste contexto, importante se faz investigar se a comunidade científica tem reconhecido este gênero como uma fonte de pesquisa e potencialmente capaz de promover a disseminação e evolução do conhecimento, fazendo uma adaptação do fator de impacto, que mede de influência de um periódico, focalizando o gênero de ET, para atingir o objetivo do presente estudo.
Essa pesquisa é caracterizada como empírico-analítica, quantitativa, descritiva, com emprego de análise documental. A pesquisa foi realizada a partir do desenvolvimento de três etapas: verificação dos aspectos quantitativos da publicação de ensaios teóricos na área contábil; cálculo do fator de impacto dos ensaios, utilizando o indicador de fator de impacto divulgado pelo Journal Citation Reports (JCR); e Na terceira etapa realizou-se uma análise dos ensaios com maior fator de impacto.
Foram validados 79 ensaios teóricos. Apesar de apresentar uma evolução gradativa das publicações acompanhado pelo crescente número de citações, os ensaios representaram apenas 1,37% do total de publicações no período de análise. Foi elaborado um ranking para apresentar os ensaios com maior Fator de Impacto (FI). Ressalta-se que 32,91% dos ensaios apresentaram FI igual a zero, o que indica que uma parcela representativa dos trabalhos não têm sido utilizado como referência em estudos posteriores.
Os resultados demonstraram que a produção de ensaios, apesar de crescente, é ainda muito baixa. Verificou-se pelo fator de impacto que 32,91% dos ensaios não foram citados em estudos posteriores, e, portanto, não contribuíram para o avanço da ciência na área. Isto pode ser um indicativo da falta de relevância dos estudos dada pela suposta facilidade de se produzir um ensaio (Bertero, 2011) bem como a produção em massa em que o pesquisador é levado a publicar para não perecer (Domingues, 2014).
Bertero, C. O. (2011). Réplica 2-o que é um ensaio teórico? Réplica a Francis Kanashiro Meneghetti. Revista de Administração Contemporânea, 15(2), 338-342. Domingues, I. (2014). O sistema de comunicação da ciência e o taylorismo acadêmico: questionamentos e alternativas. Estudos Avançados, 28(82), 225-250. Meneghetti, F. K. (2011). What is a theoretical essay?. Revista de Administração Contemporânea, 15(2), 320-332.