Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DA INOVAÇÃO SOCIAL: O CASO DO BRIQUE DA VILA BELGA EM SANTA MARIA-RS

Palavras Chave

Inovação Social
Economia criativa
Gestão social

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Schirlei Stock Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - DEBORA BOBSIN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - UDESSM

Reumo

O Brique da Vila Belga é um movimento cultural que surgiu em 2015 e busca criar um espaço de socialização e convívio para a cidade a partir do resgate histórico e da revalorização patrimonial da Vila Belga. O objetivo deste caso de ensino é desenvolver habilidades conceituais para a gestão da Inovação Social em ambientes complexos; e para a gestão de novas tipologias e arquiteturas organizacionais que surgem à partir dos contextos de economia criativa, negócios sociais e organizações.
Espera-se desenvolver no aluno uma visão de gestão para além da unidade organizacional levando o estudante a compreensão de conceitos e abstrações da gestão social e de como uma organização em contexto de economia criativa e de negócios sociais se relaciona com o ambiente e com os diferentes atores e redes organizacionais.
Para a elaboração do caso de ensino, foram utilizadas diferentes sistemáticas de coleta de dados. A principal fonte de coleta de dados para descrição do Brique da Vila Bela compreendeu à entrevistas com os idealizadores do movimento, complementadas com a observação participante em reuniões da governança do Brique e visitas aos dias de evento. Ainda, foram analisados diversos documentos como, por exemplo, o Projeto de Lei mencionado e noticias sobre o caso apresentado.
O presente caso discute novos paradigmas de gestão de modo que sua aplicação pode abarcar disciplinas que abordem temáticas como: Estratégia em Organizações; Comportamento organizacional; Sociologia Econômica; Estudos Organizacionais; Teorias Organizacionais, Análise Organizacional; Inovação e Sustentabilidade; Políticas Públicas; Inovação Social e Gestão Social.
ANDRE, I; ABREU, A. Dimensões e espaços da Inovação Social. Revista Finisterra, XLI, Lisboa/Portugal, n.81, p. 121-141, 2006. DIAS, R.; MATOS, F. Políticas Públicas: Princípios, Propósitos e Processos. São Paulo: Atlas, 2012. REIS A. C. F, KAGEYAMA P. (Orgs). Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento: uma visão dos países em desenvolvimento. São Paulo: Itaú Cultural; Garimpo de Soluções, 2008.