Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR GERENTES NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS COMPETÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PÚBLICA E PRIVADA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estratégias de aprendizagem no trabalho
Desenvolvimento de competências gerenciais
Instituições financeiras pública e privada

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Sergio Santoro
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Diógenes de Souza Bido
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas

Reumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar as estratégias de aprendizagem no trabalho utilizadas por gerentes no desenvolvimento de suas competências em instituições financeiras pública e privada.
Consequentemente, dois objetivos específicos foram definidos: a) analisar as estratégias de aprendizagem no trabalho utilizadas por gerentes de diferentes áreas de instituições financeiras pública e privada; b) relacionar tais estratégias de aprendizagem no trabalho com o desenvolvimento de competências gerenciais, comparando gerentes de instituições financeiras pública e privada.
O referencial teórico para conceituação e suporte à pesquisa baseia-se em dois pontos-chave: as estratégias de aprendizagem no local de trabalho, com ênfase nas categorias de aprendizagem apresentadas por Antonello (2011); e os modelos de competências propostos por Cheetham e Chivers (1996, 1998, 2005).
O tipo de metodologia utilizado foi a pesquisa qualitativa interpretativa básica, tendo como participantes da pesquisa cinco gerentes da instituição financeira pública e cinco gerentes da instituição financeira privada. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, que enfatizaram as estratégias de aprendizagem informal no trabalho, procurando relacioná-las com competências gerenciais.
Os resultados obtidos indicam que, tanto para os gerentes entrevistados pertencentes à instituição financeira pública quanto para os gerentes entrevistados oriundos do banco privado, há uma preferência natural pela utilização da estratégia de aprendizagem interação e colaboração/busca por ajuda interpessoal.
A maioria dos gerentes entrevistados admite que as competências pessoais ou comportamentais são aquelas que ainda precisam de mais aprimoramento, quando comparadas com as demais competências profissionais.
Antonello (2011); Cheetham e Chivers (1996, 1998, 2005).