Resumo

Título do Artigo

O ESTUDO DA LINGUAGEM NA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA E O MIDDLE MANAGER: um ensaio teórico
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Palavras Chave

Linguagem
Estratégia como Prática
Middle Manager

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Rubens Rozsa Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
2 - Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis

Reumo

Os estudos mostram que, ao lidar com informações top-down e bottom-up, o middle manager assume papéis que influenciam a estratégia organizacional. No desempenho destes papéis, acredita-se que ele mobiliza a língua, utilizando a linguagem, de forma que as informações se adequem ao contexto organizacional e possam causar os efeitos desejados, alinhados às intenções estratégicas. O estudo da linguagem configuraria, então, importante contribuição à implementação da estratégia pelo middle manager.
O middle manager articula a linguagem por trás da comunicação envolvida no processo de strategizing, dessa forma, sua atuação dentro do processo estratégico tem caráter articulador, pois lida com as informações advindas do contexto organizacional e as ressignifica, adequando a linguagem. Assim, este estudo foca a linguagem, o middle manager e o strategizing com objetivo de investigar o seguinte problema: como a linguagem contribui na implementação da estratégia como prática pelo middle manager?
A comunicação é o processo pelo qual o falante mobiliza a língua, utilizando a linguagem, para produzir efeito em outrem, tendo caráter intersubjetivo e referencial. O strategizing considera a estratégia como prática social na atuação e interação dos estrategistas com sua figura central no middle manager que irá lidar com as informações advindas do contexto organizacional (para cima ou para baixo), interpretando, avaliando, comunicando e ressignificando-as num processo de adequação da linguagem.
Para compreender as possíveis soluções ao problema de pesquisa, elaborou-se uma pesquisa bibliográfica revisando os principais conceitos e teorias envolvendo os estudos sobre a linguagem, seus principais autores e concepções de língua, assim como os principais autores nas linhas de estratégia, estratégia como prática e middle manager; o que constituiu um trabalho essencialmente teórico atendendo aos pressupostos de contribuição teórica desenvolvidos por Whetten (2003).
A atuação do middle manager, lidando com as informações do contexto organizacional dando sentido ao que faz (sensegiving) e executando com sentido (sensemaking) guiou o desenvolvimento de um modelo que explica como a linguagem contribui na implementação da estratégia como prática pelo middle manager, considerou-se o contexto organizacional, a interação entre língua, linguagem e comunicação, além dos papéis assumidos pelo middle manager dentro da tipologia de Floyd e Wooldridge (1992).
O middle-manager, em seu contexto de atuação, mobilizará a língua, através da linguagem, interpretando, reinterpretando, ajustando, ressignificando e comunicando as informações do contexto organizacional para desempenhar os papéis de defensor, sintetizador, facilitador e implementador, de forma que as opções estratégicas e a ação organizacional estejam de acordo com o contexto estratégico organizacional. Assim a linguagem contribui na implementação da estratégia como prática pelo middle manager.
FLOYD, Steven W.; WOOLDRIDGE, Bill. Middle management involvement in strategy and its association with strategic type: A research note. Strategic management journal, v.13, n.S1, p.153-167, 1992. HABERMAS, J. The theory of communicative action, Vol. I. [S.l.]: [s.n.], 1984. MANTERE, Saku. Role expectations and middle manager strategic agency. Journal of Management Studies, v. 45, n. 2, p. 294-316, 2008. WHITTINGTON, R. Strategy as practice. Long Range Planning, out. v.29, n.5, p.731–735, 1996.