Resumo

Título do Artigo

A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO CONTROLE DO EFEITO CHICOTE NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS ORGÂNICOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inteligência competitiva
Efeito chicote
Cadeia de Suprimentos

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - KETTER VALERIA ZUCHI CALIARI
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - HIGIENOPOLIS
2 - Paolo Edoardo Coti-Zelati
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA
3 - Gilberto Perez
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA

Reumo

Segundo o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (IDER, 2016), o mercado para os produtos orgânicos está em formação e ainda é um setor muito instável em função do abastecimento irregular, além da pequena variedade de produtos comercializados de maneira direta. O crescimento da agricultura orgânica no Brasil superou a marca de 50% nos últimos anos, fazendo com que o valor em negócios no setor ultrapassasse os US$ 100 milhões.
Como a inteligência competitiva pode ser usada para controlar o efeito chicote na cadeia de suprimentos de produtos orgânicos? Objetivo geral de verificar de que forma a inteligência competitiva pode controlar o efeito chicote na cadeia de suprimentos de produtos orgânicos. Os objetivos específicos foram: a) identificar resultados da IC no efeito chicote na cadeia de suprimentos de produtos orgânicos; b) identificar possíveis fontes utilizadas para IC na cadeia de suprimentos de prod. orgânicos.
Efeito chicote na cadeia de suprimentos é a distorção da percepção da procura ao longo da cadeia na qual os pedidos para o fornecedor tem variância diferente das vendas para o consumidor (LEE; PADMANABLAN; WHANG, 1997). Para a Society of Competitive Intelligence Professionals (SCIP) , a inteligência competitiva (IC) pode ser definida como uma condição necessária para a tomada de decisão baseada no entendimento do ambiente competitivo (BRODY, 2008).
Neste artigo foi adotada uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. Para Gil (2008), as pesquisas sociais podem ser agrupadas em três níveis: pesquisas exploratórias, descritivas e explicativas. A pesquisa descritiva fundamenta-se na exposição detalhada das características de um fenômeno mediante a utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados (GIL, 2008).
O compartilhamento das informações entre os agentes na cadeia de suprimentos de orgânicos minimizam as distorções causadas pelo efeito chicote. Aspectos importantes são descobertos através da comunicação colaborativa eficiente que auxiliam na previsão de demanda, gerenciamento eficiente dos estoques, eliminação do desperdício e atendimento ao cliente final.
Esta pesquisa contribui para o desenvolvimento de estratégias de gestão de cadeia de suprimentos para o setor de produtos orgânicos. Este artigo procurou enriquecer o entendimento, alargando as fronteiras do conhecimento sobre efeito chicote e inteligência competitiva dentro da gestão da cadeia de suprimentos da agroindústria orgânica. Além disso, pode ampliar as discussões e debates sobre o desenvolvimento distribuição de produtos relacionados à agricultura orgânica.
BRODY, R. Issues in defining competitive intelligence: an exploration. Journal of Competitive Intelligence and Management, v. 4, n. 3, p. 3-16, 2008. LEE, H; PADMANABHAN, V; WHANG, S. The bullwhip effect in supply chain. MIT Sloan Management Review, Cambridge, v. 38, n. 3, p. 93-102, 1997. MINIUSSI, Adriana; COTI-ZELATI, P. E.; ARAÚJO, D. L. A. The role of innovation in the competitiveness of Brazilian organic products. Independent Journal of Management & Production, v. 6, n. 3, p. 758-772, 2015