Resumo

Título do Artigo

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL NO CONTEXTO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Avaliação de Desempenho
Universidade-Empresa
Proknow-C

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Giovana Moreira Torrico
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Campus Pato Branco
2 - Sandro César Bortoluzzi
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Câmpus Pato Branco
3 - Viviane Piovesani
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Campus de Pato Branco

Reumo

O desenvolvimento de parcerias entre universidades e empresas apesar de possibilitarem o desenvolvimento econômico, cientifico e tecnológico, envolvem interesses conflitantes entre as partes. Sendo assim o processo de avaliação de desempenho dessa relação deve ser constante, para se minimizar atritos e se alcançar os resultados esperados. Neste contexto busca-se conhecer mais sobre a avaliação de desempenho na relação universidade-empresa para que melhorias possam ser propostas.
Este estudo pretende analisar e discutir a relação universidade-empresa, sobre a ótica da avaliação de desempenho, respondendo ao questionamento: Como está a relação da universidade-empresas sobre a ótica da avaliação de desempenho? Buscando solucionar o problema de pesquisa o presente trabalho tem o objetivo de levantar informações sobre a avaliação do relacionamento universidade-empresa, por meio da revisão da literatura em artigos publicados em periódicos nacionais (brasileiros).
O processo de avaliação deve ser constante, pois para geração de inovações tecnológicas, é necessário o conhecimento cientifico e também se compreender as interações que ocorrem durante o processo de desenvolvimento das inovações. Para isso é fundamental o entendimento do papel das universidades no processo, pois são as universidades que desenvolvem atividades de qualificação de recursos humanos e pesquisas, criando e transmitindo conhecimento (SCHAEFFER; RUFFONI; PUFFAL, 2015).
A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, sendo utilizada a metodologia Knowledge Development Process - Constructivist (ProKnow-C) para busca e seleção de artigos científicos, nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e a Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL). Após a seleção do portfólio bibliográfico realizou-se as análise bibliométrica e sistêmica (BORTOLUZZI et al., 2012).
Na análise bibliométrica identificou-se os autores Porto, G. S. e Sbragia, R. e a Revista Brasileira de Inovação como destaques. Na análise sistêmica sobre a avaliação de desempenho na relação universidade-empresa, observou-se que: a maioria dos estudos não explicita a participação do decisor na construção dos instrumentos; somente um dos trabalhos realizou integração dos indicadores; e, apenas um trabalho descreve ações de aperfeiçoamento para melhoria da avaliação de desempenho.
Consolidando as lacunas identificadas, surge como oportunidade de pesquisa a realização de trabalhos que considerem a visão do decisor no processo de construção dos modelos de avaliação, que utilizem a integração de indicadores, e que com base nos resultados obtidos na pesquisa possam propor ações de melhoria, para suprir essas necessidades uma opção é a adoção de métodos multicritérios em trabalhos futuros, como a metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDA-C).
BORTOLUZZI, S. C. et al. Avaliação de desempenho de redes de pequenas e médias empresas (PMES): processo de busca bibliográfica e bibliometria. LAJBM - Latin American Journal of Business Managment, v. 3, n. 2, p. 18–40, 2012. SCHAEFFER, P. R.; RUFFONI, J.; PUFFAL, D. Razões, benefícios e dificuldades da interação universidade-empresa. Revista Brasileira de Inovação, v. 14, n. 1, p. 105–134, 2015.