Resumo

Título do Artigo

Capacidade de Absorção e Imersão Estrutural em Cluster: framework teórico e proposição de agenda de pesquisa
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capacidade de Absorção
Imersão Estrutural
Cluster

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Bruno Garcia de Oliveira
FEA-RP/USP - Administração
2 - Lara Bartocci Liboni
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA/RP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
3 - Gleison Lopes Fonseca
FEA-RP/USP - Administração
4 - Nelson Oliveira Stefanelli
FEA-RP/USP - Ribeirão Preto

Reumo

Cluster é o termo utilizado para definir as concentrações geográficas de empresas e instituições interconectadas de um setor específico e que, conforme evidências empíricas da literatura demonstram, é responsável por proporcionar benefícios ao desempenho de empresas por estarem geograficamente próximas umas das outras. Contudo, ainda é incipiente o estudo sobre como as benesses oriundas da concentração geográfica acabam por se distribuir em níveis distintos entre as empresas do mesmo cluster.
Assim, duas linhas de discussão utilizadas são a capacidade de absorção e a imersão estrutural, respectivamente da Visão Baseada em Recursos e da Abordagem de Redes Sociais. Embora já estudadas na literatura, não foram encontrados artigos nas principais bases de dados que discutam as duas abordagens em conjunto. Este artigo visa contribuir com esta lacuna e tem como objetivo compreender as relações conceituais entre capacidade de absorção, imersão estrutural e desempenho em empresas em cluster.
O artigo parte dos autores seminais abordando os conceitos de Cluster (PORTER, 1998), imersão estrutural (UZZI, 1996), capacidade dinâmica (Wernefelt, 1984) e capacidade de absorção (COHEN, LEVINTHAL, 1990). Com base na revisão de literatura busca relacionar conceitualmente os temas com foco especial a dinâmica ocorrida entre empresas pertencentes ao mesmo cluster.
Foi realizada uma pesquisa exploratória por meio de levantamento bibliográfico (COOPER; SCHINDLER, 2003). Para seleção de artigos foram utilizadas duas strings de busca nas bases Web of Science e Scopus. Os artigos encontrados foram limitados para área de Administração e Economia e filtrados em função do número de citações. Os 15 artigos mais citados em cada busca foram selecionados para a revisão de literatura. Por fim, artigos citados nos trabalhos e trabalhos nacionais também foram incluídos.
Como resultado, a revisão de literatura gera três hipóteses: H1: Em um cluster, a capacidade de absorção está positivamente relacionada ao desempenho de inovação da firma. H2: Em um cluster, a imersão estrutural está positivamente relacionada ao desempenho de inovação da firma. H3. Em um cluster, a capacidade de absorção está positivamente relacionada a imersão estrutural da firma.
As considerações finais destacam e retomam os conceitos centrais norteadores do trabalho, discutem as hipóteses propostas nos resultados e apresentam um framework conceitual. Adicionalmente é identificada oportunidades de pesquisa futura em relação a escalas para mensurar os conceitos estudados, melhorias empíricas do framework e validação do modelo teórico por meio de pesquisas quantitativas.
COHEN, W. M.; LEVINTHAL, D. A. Absorptive Capacity : A New Perspective and Innovation Learning. Administrative Science Quarterly, v. 35, n. 1, p. 128–152, 1990. PORTER. M.; Cluster and the new economics of competition. Harvard Business Review.reprint, nov-dez, 1998 UZZI, B. The sources and consequences of embeddedness for the economic performance of organizations: the network effect.1996 WERNERFELT, B. A Resource based view of the firm. Strategic Management Journal, v. 5, n. 2, p. 171–180, 1984