Resumo

Título do Artigo

A CULTURA ORGANIZACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO INTEGRATIVO
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Palavras Chave

gestão do conhecimento
cultura organizacional
framework

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Marcelo Custodio de Oliveira
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo
2 - Ciro Antonio Fernandes
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Centro

Reumo

A intensa competição, as rápidas e constantes variações que ocorrem no ambiente externo fazem com que as organizações mudem suas estratégias e busquem alternativas que as tornem mais competitivas e capazes de enfrentar a forte concorrência e as constantes ameaças à sobrevivência do negócio. Essa situação requer dos gestores, disposição para ajustar a cultura da organização entendida como um conjunto de pressupostos subjacentes de valores e expectativas organizacionais e seus membros.
A dificuldade em implementar mudanças que afetem valores, expectativas e comportamentos, pode gerar obstáculos à criação, organização, gerenciamento e difusão do conhecimento, e ainda perda do ganho de vantagem competitiva. Partindo desse pressuposto, este ensaio tem por objetivo identificar e analisar as lacunas existentes nos frameworks que tratam da influência da cultura no desenvolvimento da gestão do conhecimento com foco na proposição da construção de um modelo integrativo abrangente.
Segundo Dalkir (2005) a gestão do conhecimento representa uma abordagem sistemática de criação, armazenamento, transferência e aplicação, que tem como um de seus principais processos a identificação e localização de fontes de conhecimento “valioso” dentro da organização. A adoção da gestão do conhecimento exige mudanças na cultura organizacional, uma vez que esta tem influência direta nos processos de mudança. (CAMERON e QUINN, 2011).
Foi utilizado a Revisão Sistemática da Literatura (systematic literature review – SLR). Para Koller, de Paula Couto e Hohendorff (2014), a revisão sistemática é um método que permite maximizar o potencial de uma busca, encontrando o maior número possível de resultados de uma maneira organizada. Para Petticrew e Robert (2006), a SLR é um método que procura trazer sentido a uma grande quantidade de informação e contribui para o entendimento sobre o que funciona e o que não funciona.
A análise dos modelos e frameworks apresentados mostrou que ainda existe um gap representado pela ausência de um modelo amplo e integrativo que possa orientar tanto as pesquisas acadêmicas em administração quanto as ações dos gestores. Neste sentido, no framework proposto há três atores principais que se destacam, a cultura nacional do ambiente corporativo, o tipo de estilo cultural da organização e os fatores internos da organização que influenciam a adoção da gestão do conhecimento.
Após uma seleção e análise criteriosa dos artigos foi possível elenca-los em 3 áreas distintas, que culminou na classificação dos frameworks teóricos existentes envolvendo três diferentes fatores influenciadores da gestão do conhecimento, a cultura nacional da organização, os tipos de estilo cultural da organização e os fatores internos da organização. Estes critérios serviram de base para a proposição de um framework teórico integrativo a partir das lacunas identificadas.
Cameron, K. S; Quinn, R. E. Diagnosing and Changing Organizational Culture: Based on the Competing Values Framework, 2011. Dalkir, K. Knowledge Management in Theory and Practice. 2005. Koller, S.H; Couto M.C; & Hohendorff, 2014. Hofstede, G.; McCrae, R. R. Personality and Culture Revisited: Linking Traits and Dimensions of Culture, 2004. Petticrew, M.; Roberts, H. Systematic Reviews in the Social Sciences: a practical guide. Oxford, 2006. Porter, E. M. Estratégia Competitiva, 2004.