Resumo

Título do Artigo

CONSTRUTIVISMO DE MERCADO: PARTICULARIDADES E PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS
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Palavras Chave

Construção de Mercado
Marketing
Meta-síntese

Área

Marketing e Gestão

Tema

Marketing, Sociedade e Outros Temas

Autores

Nome
1 - Caroline Mendonça Nogueira Paiva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

Mercados são formados por estruturas sociais, trazendo à análise uma perspectiva sociológica (Araujo, 2007). Partindo deste princípio, têm-se que a construção de mercados é uma realização que depende da mobilização de corpos de diferentes de conhecimentos (Araujo, 2007), incluindo as práticas de marketing, entendido aqui como “um conjunto distribuído e heterogêneo de agências envolvidas no processo de facilitação do intercâmbio de mercado e construção de instituições mercados” (Araujo, 2007).
Este trabalho busca investigar as questões: quais abordagens teóricas particularizam a pesquisa sobre Construção de Mercado? Que pressupostos filosóficos orientam estas abordagens? Que métodos e técnicas de pesquisa têm sido empregados para a compreensão da construção de mercado? Que realidades empíricas tem sido objeto de pesquisas sob a ótica da construção de mercado? Buscou-se analisar o que tem sido produzidos sobre a construção de mercado a partir de uma revisão sistemática de literatura.
Se organizações e estratégia podem ser considerados nexos de práticas, uma abordagem semelhante pode ser implantada para a compreensão dos mercados e do marketing. A teoria construtivista vem neste auxílio apontando cinco elementos que devem ser analisados sobre a construção de mercado: trocas econômicas e sociais; formatação de mercados; valores e conhecimento especializado de mercado; desestabilização e limites de mercado; e a relação entre as organizações e o mercado.
A meta-síntese foi desenvolvida através dos seguintes passos: 1. Identificou-se a literatura sobre Construtivismo; 2. Iniciou-se a busca por papers relevantes para este trabalho. A pesquisa foi feita na base de dados Web of Science (portal Periódicos) através das expressões “Market Construction”; “Market Making”; “Market creation” e “Market Formatting”. 3. Após os refinamentos, triagens e leitura dos trabalhos, 22 foram utilizados na análise, estes publicados entre 2000 a 2016, em 20 Journals.
Os trabalhos aproximam a Construção de Mercado e outras áreas do conhecimento, para identificar como mercados são construídos. Os artigos foram categorizados identificando-se cinco pressupostos sobre a construção de mercado: Mercados são formados por agentes sociais inter-relacionados; Mercados são formados por regulações; Mercados são formados pela competição; A criação de mercados envolve contratos; e a criação de mercados envolve a ação empreendedora e inovação.
Nota-se que a teoria construtivista tem sido pouco utilizada em estudos de mercado. Muitos trabalhos não tinham o foco no construtivismo de mercado, trazendo um breve comentário desta teoria apenas para explicar outras abordagens. Por este motivo, salienta-se a dificuldade em encontrar as orientações filosóficas (ontologia e epistemologia) relacionadas ao tema. Destaca-se a dificuldade em encontrar publicações nas quais o tema de interesse seja predominantemente a Construção de Mercado.
Alcadipani e Tureta (2009); Araujo (2007); Araujo et al (2010); Araujo et al (2008); Carneiro (2007); Cunliffe (2008); Dew et al (2011); Doherty et al (2015); Fairhurst e Grant (2010); Gal (2002); Gergen (1985); Godley (2013); Jaworski et al (2000); Knight et al (2015); Medeiros et al (2014); Nogami et al (2015); Oliveira e Rezende (2014); Planko et al (2016); Rinallo e Golfetto (2006); Sandu (2011); Scottet al (1995); Tsoukas (2014); Turnbull (2002); Vermeulenet al (2007); Wengle (2012)