Resumo

Título do Artigo

Compras Sustentáveis: um Estudo sobre a Adequação de Fornecedores às Demandas do Setor Público
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Licitações sustentáveis
Produtos Sustentáveis
Setor privado

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - Renilda do Carmo Pinto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento Administração Pública
2 - Rosa Teresa Moreira Machado
-
3 - Paulo Henrique de Souza Bermejo
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Administração / Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública

Reumo

Atualmente é evidente a preocupação com o desenvolvimento de projetos sustentáveis que atendam às necessidades da geração presente e das futuras. O trabalho abordará o papel do setor público como direcionador do mercado de produtos e serviços sustentáveis, utilizando-se do seu poder de compra. As licitações sustentáveis são um instrumento para estimular o crescimento desse mercado, cabendo ao setor privado a responsabilidade de atender às novas demandas do governo por esses produtos e serviços.
As compras públicas sustentáveis são uma oportunidade, e um desafio para a promoção da sustentabilidade, no entanto, surge o questionamento se o mercado atual de produtos e serviços sustentáveis é capaz de atender à demanda da administração pública por este tipo de contratação A partir deste problema, definiu-se como objetivo geral investigar a adequação do setor privado às demandas do Estado por esses produtos e serviços sustentáveis.
A promoção do desenvolvimento sustentável passa pela observância da legislação brasileira em vigor, e pela criação de instrumentos operacionais capazes de direcionar o mercado a incorporar a sustentabilidade. Dentre estes instrumentos estão as licitações sustentáveis (Carvalho, 2009). Para se construir um mercado baseado na produção de bens sustentáveis, é de fundamental importância ampliar as relações entre o setor público e privado.
A pesquisa é classificada em aplicada (natureza), exploratória e descritiva (objetivos), em pesquisa de campo (procedimentos) e quantitativa (instrumentos estatísticos). Elaborou-se um questionário sobre o tema da pesquisa, o qual foi validado por especialistas da área, para depois ser disponibilizado para os demais fornecedores de uma instituição federal de ensino. Na análise dos dados utilizou-se o software SPSS, em que se realizaram as análises descritiva, fatorial e de conglomerados.
Na análise descritiva apresentou-se o perfil dos respondentes do questionário. Em seguida, na análise fatorial, dividiram-se os dados em três grupos de respondentes, inferindo-se o Ciclo empresarial da sustentabilidade. Depois, realizou-se a análise de cluster, onde se gerou três agrupamentos de empresas. Percebeu-se que o primeiro é o mais estruturado e o único a ter condições de atender as demandas do governo por compras sustentáveis.
Os resultados da pesquisa mostram que o mercado de produtos e serviços sustentáveis ainda não está totalmente preparado para atender as demandas do setor público por compras sustentáveis. Verifica-se, com isso, que é preciso que os governos exijam a aplicação do arcabouço legal existente em favor das compras sustentáveis; incentivem compras conjuntas de alguns bens e serviços; conscientizem e capacitem gestores e compradores públicos; e criem uma maior integração entre o setor público e privado.
Carvalho, D. G. de. (2009). Licitações sustentáveis, alimentação escolar e desenvolvimento regional: uma discussão sobre o poder de compra governamental a favor da sustentabilidade. Planejamento e Políticas Públicas. IPEA, Brasília, n. 32, p. 115-147, jan./jun. 2011. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2012.