Resumo

Título do Artigo

A RELAÇÃO ENTRE A TRANSPARÊNCIA DIGITAL DOS MUNICÍPIOS CEARENSES E SEUS INDICADORES POLÍTICOS, SOCIAIS E ECONÔMICOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão Pública Municipal
Portais Eletrônicos
Transparência Digital

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Gleison Mendonça Diniz
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC)
2 - Paulo Araújo Pontes
IPECE - Instituto de Pesquisa e Estrategia Economica do Ceará - IPECE
3 - Bruno Goes Pinheiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria

Reumo

A transparência nas ações dos governos é necessária para criar maiores condições de confiança entre governantes e governados, sendo constantemente citada como responsável por contribuir para reduzir a corrupção e tornar as relações entre o Estado e os cidadãos mais democráticas. Ao considerar as mudanças políticas, sociais e econômicas, que se relacionam à transparência dos atos dos gestores públicos, observa-se, atualmente, uma maior exigência dos cidadãos com a condução da Gestão Pública.
Buscar-se-á responder ao seguinte problema de pesquisa: qual é a relação entre o nível de transparência digital dos websites dos municípios cearenses com seus indicadores políticos, sociais e econômicos? Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre o nível de transparência digital dos websites dos municípios cearenses com seus indicadores políticos, sociais e econômicos.
Espera-se que o uso e a expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) colaborem para a melhoria e ampliação da oferta de informações e serviços para os cidadãos por parte do governo, o que originou a unidade de ideias governo eletrônico (E-Gov). Algumas pesquisas relacionados ao E-Gov, transparência digital e acesso à informação são apresentadas neste trabalho, como: Amorim e Gomes (2013), Cruz et al. (2012), Moon (2002), Pinho (2006), Silva (2011) e West (2004).
A pesquisa tem natureza quantitativa e utilizou 64 indicadores gerais para composição de um índice de transparência digital para cada município. Os dados foram coletados nos websites ativos dos municípios do Ceará, correspondendo a 157 portais eletrônicos, com suporte em um roteiro de observação para navegação orientada nos websites municipais. Dentre as técnicas estatísticas definidas para a análise de dados dessa pesquisa, utilizou-se análise univariada e multivariada dos dados.
Para análise dos dados, foram realizadas análise de correlação e de regressão, ou seja, uma análise univariada e outra multivariada para possibilitar a formação de um modelo que investigasse a influência de indicadores políticos, sociais e econômicos na transparência digital dos municípios cearenses. O estudo envolveu quatro modelos estatísticos formados com base numa miscelânea entre as variáveis políticas, sociais e econômicas.
Comprovou-se que as variáveis políticas utilizadas na pesquisa não exercem influência na transparência digital. Quanto às variáveis sociais, inferiu-se que a transparência digital não é influenciada pelo alfabetismo e pela taxa de urbanização dos municípios, mas é motivada pela inclusão digital. Por fim, em relação às variáveis econômicas, evidenciou-se que o PIB per capita e as receitas de transferências correntes sobre receitas correntes são variáveis condicionadoras da transparência digital.
AMORIM, P. K. D. F.; GOMES, W. O estado da transparência digital das capitais brasileiras: um estudo sobre e-transparência fiscal. In: CONGRESSO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE COMUNICAÇÃO E POLÍTICA, 5., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: Compolítica, 2013. p. 1-25. MOON, M. J. The evolution of e-government among municipalities: rhetoric or reality? Public Administration Review, v. 62, n. 4, p. 424-433. 2002.