Resumo

Título do Artigo

Mediações Culturais em Museus com os Pilares de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: as práticas interativas do Museu Cais do Sertão na cidade do Recife
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Palavras Chave

Mediações da Cultura
Museus
NTIC

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Humanas, Culturais e Sociais da Inovação

Autores

Nome
1 - Carolina Beltrão de Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PROPAD - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Fernando Gomes de Paiva Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

O presente artigo apresenta uma discussão a respeito do debate de Barbero (MARTÍN-BARBERO, 2003) com relação às mediações da cultura. Considerar-se-á, neste contexto, a influência das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), baseadas em Internet, sobre a vida cultural e os produtos culturais, uma vez que as NTIC estão cada vez mais inter-relacionadas com a indústria do entretenimento e da cultura (HERSCHMANN, 2010).
O objetivo principal deste estudo é fazer uma ponte entre os estudos culturais na visão de Martín-Barbero (2003) com os tempos atuais, considerando as novas formas de interação proporcionadas, particularmente no caso dos museus, revisitados a partir das novas tecnologias. Desta forma, apresenta-se a seguinte pergunta de pesquisa: “Como tem sido [res]significada a mediação cultural no Museu Cais do Sertão da cidade do Recife, sob os pilares de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação?”
Foram abordados os conceitos sobre a Teoria da Mediação Cultural a partir dos estudos de Martín-Barbero (2003), as mediações da cultura a partir das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, abordando vida cultural (cinemas e museus) e produtos culturais (games, artesanato e música), e a ressignificação dos museus neste novo ambiente midiático.
A pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, sendo o corpus de análise composto por textos coletados na internet e tendo sido realizada também observação não participante. Como lócus de estudo, foi escolhido o Museu Cais do Sertão a partir de suas novas formas de apresentação de conteúdo proporcionadas pela tecnologia interativa. A análise de dados foi realizada sob a interpretação dos pesquisadores, que atuam como protagonistas do processo de análise (CRESWELL, 2007).
A partir da análise de informações, vê-se que o Museu Cais do Sertão cumpre sua função social de instituição museal, que existe para servir o seu público através da transformação social, da educação e da fruição, preservando a herança cultural de uma comunidade (RAMOS; VASCONCELOS; PINTO, 2014). Chama a atenção, neste caso, a mediação cultural de caráter pedagógico (DAVALLON, 2007) realizada pelos monitores, que conseguem aproximar os visitantes dos saberes culturais presentes nas obras.
No caso do Museu Cais do Sertão, a interatividade proporcionada pelas NTIC foi considerada como ponto de destaque, à medida que se tem valorizado a cultura nordestina no Museu através das práticas lúdicas relacionadas. Neste cenário, acredita-se ser vital a utilização do conceito de mediação, concebido por Barbero (2003), para os Estudos Culturais: esta intermediação é o que chama a atenção para o processo cultural em pauta, articulando as práticas de comunicação e os movimentos sociais.
Cavenaghi, Nascimento e Pereira (2014) ; Chen (2013); Cunha (2011); Gomes (2011); Herschmann (2010) ; Kellner (2001); Kiourt, Koutsoudis e Pavlidisc (2016); Kischinhevsky e Herschmann (2011); Marin (2011); Martín-Barbero (1995); Martín-Barbero (2003); Matos (2013); Paiva Junior, Leão e Mello (2011); Paixão (2013); Pedro (2010); Shaw (2010); Stake (2005); Strauss e Corbin (2008); Yúdice (2006).