Resumo

Título do Artigo

O IMPACTO DO ANÚNCIO DA EMISSÃO DE DEBÊNTURES NO PREÇO DAS AÇÕES: UM ESTUDO DE EVENTOS
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Palavras Chave

Estudo de eventos
emissão de debêntures
preço das ações

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Capital e Valor

Autores

Nome
1 - Guilherme Seigo Matsumoto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - HIGIENOPOLIS
2 - Guilherme Prandi Baraldi
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA
3 - MICHELE NASCIMENTO JUCÁ
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA

Reumo

A estrutura de capital das empresas é composta por seu capital próprio e de terceiros. Entre as alternativas de endividamento está a captação via emissão de debêntures. Diante da relevância do mercado de debêntures, estudos avaliam seu impacto sobre o valor de mercado das empresas, ou seja, sobre o valor das ações. Entretanto, resultados encontrados são diversos. O anúncio de aumento ou redução de títulos de dívida produz valorização ou desvalorização das ações de uma companhia.
A emissão de debêntures impacta positivamente no preço das ações das companhias?
Segundo a teoria de sinalização, a variação nos preços dos ativos decorre das diferentes interpretações do mercado em relação às decisões dos gestores das empresas. Quando as empresas emitem debêntures, elas podem sinalizar mensagens dúbias ao mercado. O endividamento pode estar associado à aplicação em uma nova decisão de investimento. Como o capital de terceiros possui o benefício da dedução tributária, essa pode ser interpretada como uma notícia positiva.
Realiza-se um estudo de eventos, entre o período de janeiro de 2014 e junho de 2015, tendo como referência a data do anúncio do início da distribuição das debêntures. O estudo analisa 40 pregões anteriores e posteriores a esse evento. A amostra final é composta por 11 companhias brasileiras não financeiras.
A análise da média aritmética dos ARs e CARs aponta para uma proporção de 50% de resultados positivos e negativos, no caso dos ARs. Já para os CARs, 70% dos resultados são positivos. Por sua vez, a análise das diferenças de médias indica que apenas 1 empresa possui AR estatisticamente diferente de zero. Entretanto, no caso dos CARs, 9 das 11 empresas da amostra (82%) possuem diferenças estatisticamente diferentes de zero.
A diversidade desses resultados está alinhada com os estudos empíricos apresentados na fundamentação teórica. Todavia, considera-se os resultados dos CARs como sendo os mais adequados, uma vez que existem dificuldades para determinar a data exata em que o mercado recebe a informação do evento em estudo. Logo, confirma-se a hipótese principal desse estudo de que a emissão de debêntures impacta positivamente no preço das ações das companhias.
MACKINLAY, A. Craig. Event studies in economics and finance. Journal of Economic Literature, v. 35, n. 1, p. 13-39, 1997. ROON, F. e VELD, C. Announcement effects of convertible bond loans and warrant-bond loans: an empirical analysis for the dutch market. Journal of Banking and Finance, v. 22, n. 12, p. 1481-1506, 1998 SANVICENTE, Antonio Z. A evolução recente do mercado primário de debêntures. Revista da CVM, n. 34 p. 63-70, dez. 2001.