Resumo

Título do Artigo

PERFIL EMPREENDEDOR: O CASO DA MULA SEM CABEÇA

Palavras Chave

Administração;
empreendedorismo;
características empreendedoras;

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - João Francisco de Borba
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí

Reumo

“Perfil empreendedor: O caso da mula sem cabeça” descreve uma situação-problema de um jovem empreendedor que conquista o objetivo de ter sua própria loja de revenda de uma marca de vestuário com a qual teve uma relação de aproximação e carinho durante anos. Após conseguir abrir a loja no principal shopping center da cidade de Balneário Camboriú, litoral Norte de Santa Catarina, enfrenta o dilema entre dedicar-se integralmente ao papel de empresário ou largar a empresa em que trabalha há dez anos
O caso foi escrito com o objetivo pedagógico de trabalhar em sala de aula o empreendedorismo, o empreender e as características do empreendedor.
A fonte é a personagem principal da história, com informações coletadas por meio de entrevista presencial não estruturada.
Administração, com foco em empreendedorismo
CHING, Hong Yuh e KITAHARA. Propensão a empreender: Uma investigação quantitativa baseada nas características empreendedoras de alunos do curso de Administração. Revista de Ciências da Administração • v. 17, n. 43, p. 99-111, dezembro 2015. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira. 1987.