Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E CONTABILIDADE GERENCIAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES DE APLICAÇÃO PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA GESTÃO ORGANIZACIONAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Avaliação de Desempenho
Gestão do Desempenho Organizacional
Revisão Integrativa

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas

Autores

Nome
1 - SANDRA MARA IESBIK VALMORBIDA
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Pato Branco
2 - Sandra Rolim Ensslin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis
3 - Leonardo Ensslin
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Programa de Mestrado em Administração

Reumo

A Contabilidade perdeu espaço para outros profissionais por não se envolver com AD voltada a gestão de organizações, limitando-se a atividades tradicionais que pouco contribui para subsidiar a decisão de gestores e pouco agregam a gestão prática das organizações. Percebe-se oportunidade para avançar as perspectivas de atuação dos contadores gerenciais: o envolvimento do contador com a filosofia da avaliação e com as práticas de Avaliação de Desempenho voltadas a gestão organizacional.
Pergunta que norteia esta pesquisa: Como a Contabilidade Gerencial pode envolver-se mais com a Avaliação de Desempenho e contribuir para superar as dificuldades de aplicação prática da AD na gestão organizacional? Estabeleceu-se como objetivo: Realizar uma revisão integrativa de modo a evidenciar como a Contabilidade Gerencial pode envolver-se mais com a Avaliação de Desempenho e contribuir para superar as dificuldades de aplicação prática da AD na gestão organizacional.
Avaliação de Desempenho (AD) é um sistema integrado que envolve atividades de mensuração e gestão de desempenho, moldado por sentimentos, valores, crenças e percepções dos indivíduos, da organização e dos stakeholders, construída para determinado contexto, identificar objetivos a serem avaliados; construção e integração de indicadores para identificar valor global de desempenho e promover melhoria da gestão, prestar informações para apoio à decisão, possibilitando, a aprendizagem organizacional.
Trata-se de revisão integrativa da literatura, com análise de 24 artigos relevantes, selecionados por meio do ProKnow-C. Será construída taxonomia: (i) para apresentar a intersecção entre o conceito norteador e os elementos de AD de consenso da literatura; (ii) evidenciar as dificuldades de aplicação na prática organizacional encontradas com as etapas do processo avaliativo. Após a análise crítica da literatura, será construída agenda de pesquisa para suprir as lacunas encontradas.
As taxonomias construídas indicam como função essencial da Avaliação de Desempenho, o aprendizado organizacional. As dificuldades na consecução de atividades da avaliação de desempenho que contribuem para não apropriação das informações geradas pela AD na gestão organizacional: as atividades de definição dos objetivos, construção de métricas e estabelecimento de metas são as que concentram as maiores dificuldades. Coincidentemente, fazem parte da fase inicial de concepção da AD.
Visando identificar oportunidades de interação entre a Contabilidade Gerencial e a AD, identificou-se que o acesso do contador gerencial aos gestores e stakeholders, aos sistemas e seus conhecimentos sobre as atividades e planejamento estratégico organizacional podem contribuir para concepção e operacionalização da AD. Por fim, apresentou-se uma agenda de pesquisa que direciona meios para envolver-se com a avaliação de desempenho e trazer a gestão de volta à contabilidade gerencial.
MELNYK, S.A. et al. Is performance measurement and management fit for the future? Management Accounting Research, v.25, n.2, p.173-186, 2014. TORRACO, R.J. Writing integrative literature reviews. Human Resource Development Review, v.4, n.3, p.356-367, 2005. VALMORBIDA, S.M.I.; ENSSLIN, L. Construção de conhecimento sobre avaliação de desempenho para gestão organizacional: investigação nas pesquisas científicas internacionais. Revista Contemporânea de Contabilidade, v.13, n.28, p. 123-148, 2016.