Resumo

Título do Artigo

NEGÓCIOS SOCIAIS: Um olhar sobre tensões e dilemas no contexto brasileiro
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Negócios Sociais
Tensões Organizacionais
Dilemas Organizacionais

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Seimor Walchhutter
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Liberdade - SP
2 - Marcello Romani-Dias
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - São Paulo
3 - Aline dos Santos Barbosa
Centro Universitário da FEI-SP - São Paulo

Reumo

Os Negócios Sociais podem ser vistos como empreendimentos que resolvem problemas sociais por meio de mecanismos de mercado. Em outras palavras, são organizações que objetivam sustentar-se financeiramente e que possuem concomitantemente uma missão social e ambiental. Como consequência, nesse tipo de empreendimento há um compromisso social alcançado por meio de atividades comerciais pela oferta de bens e serviços Devido a necessidade de atingir objetivos concomitantes, os NS podem incorrer no risco de desviar-se de um de seus objetivos, o que gera conflitos e tensões em suas atividades
Como Negócios Sociais lidam com as tensões que os cercam? Em quais situações e de que forma essas tensões podem gerar dilemas aos Negócios Sociais? O artigo foi construído com o objetivo de analisar de que forma diferentes Negócios Sociais lidam com as tensões que os cercam e em quais situações e como essas tensões podem gerar dilemas em suas atividades
Smith e Lewis (2011) questionam se as tensões organizacionais são inerentes aos sistemas organizacionais ou formam-se a partir de uma realidade socialmente construída. Esse questionamento traz à tona dois componentes de um mesmo paradoxo: que as tensões surgem de demandas que parecem lógicas individualmente, mas inconsistentes e até absurdas quando justapostas; quais seriam as possíveis respostas à essas tensões. Os autores também apresentam quatro dimensões de tensões organizacionais, quais sejam: (i) de desempenho; (ii) de organização; (iii) de aprendizagem; (iv) de pertencimento.
Método de pesquisa estudo de casos múltiplos. Foram analisados quatro Negócios Sociais com a finalidade de atingir o objetivo de pesquisa proposto. A pesquisa tomou como base as oito etapas propostas por Eisenhardt (1989) no processo de estudo de casos, quais sejam: (i) Definição da questão de pesquisa; (ii) Seleção e justificativa dos casos a serem analisados; (iii) Estabelecimento de múltiplos métodos de coleta de dados; (iv) Aproximação com o campo; (v) Análise dos dados coletados; (vi) Proposição de hipóteses; (vii) Cobertura da literatura; (viii) Contribuição à discussão teórica.
Os quatro negócios estudados lidam com as tensões advindas de seus objetivos sociais e econômicos concomitantes de formas distintas: Identificou-se, por exemplo, que a Avante e a Goóc, devido as suas prioridades de objetivos, econômicos e sociais respectivamente, não possuem dilemas em suas decisões, e que a Rede Asta e o banco Pérola, devido ao seus posicionamentos próximos entre objetivos econômicos e sociais, enfrentam dilemas em seus processos decisórios.
A partir da pesquisa realizada pretende-se contribuir para a compreensão dessas complexas formas organizacionais que são os Negócios Sociais, especialmente no contexto brasileiro, e deixa-se a seguinte pergunta para reflexão: Organizações que possuem tensões (advindas de seus objetivos sociais e econômicos concomitantes), mas que não enfrentam dilemas decorrentes dessas tensões, devem ser classificadas como Negócios Sociais?
BATTILANA, J.; LEE, M.; PACHE, A. Harnessing productive tensions in hybrid organizations: The case of work integration social enterprises. Academy of Management Journal, p. 1-57, 2014 COMINI, G.; BARKI, E.; AGUIAR, L. A three-pronged approach to social business: a Brazilian multi-case analysis. Revista de Administração, v.47, n.3, p.385-397, 2012. SMITH, W.; LEWIS, M. Toward a theory of paradox: A dynamic equilibrium model of organizing. Academy of Management Review, v. 36, n. 2, p. 381-403, 2011.