Resumo

Título do Artigo

ECOINOVAÇÃO E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: ESTUDO EM EMPRESAS DA INDÚSTRIA TÊXTIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ecoinovação
Desempenho Organizacional
Indústria Têxtil

Área

Gestão da Inovação

Tema

Inovação Sustentável e Impacto Social

Autores

Nome
1 - Danila Cristiane Marques Sanches
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF Catarinense) - Campus Ibirama
2 - Giancarlo Gomes
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd e Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC
3 - Pedro Lucas de Resende Melo
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Programa de Mestrado em Administração

Reumo

A Ecoinovação é um instrumento competitivo para o desempenho das empresas no longo prazo, além de um importante meio de se adaptar às necessidades de um ambiente em mudança e evolução. A inovação e o desempenho organizacional, que visam garantir que todos os processos e subprocessos trabalhem para atingir os resultados pretendidos nas empresas da indústria têxtil, são características importantes para as organizações e podem contribuir para o crescimento e a competitividade das empresas.
A teoria sugere que a inovação Eco-organizacional, a inovação em Ecoproduto e a inovação em Ecoprocesso têm influência sobre a Ecoinovação. Ainda, o desempenho organizacional é diretamente afetado pela ecoinovação (CHENG; YANG; SHEU, 2014). Assim, a pergunta da pesquisa é: Qual a influencia da ecoinvação no desempenho organizacional de empresas da indústria têxtil.O estudo tem como objetivo analisar a influencia da ecoinvação no desempenho organizacional de empresas da indústria têxtil.
Os resultados empíricos de Cheng, Yang e Sheu (2014) demonstram que existe relação entre inovação em Ecoprocessos e Ecoprodutos. Estudos de inovação geral dão suporte teórico para a sua relação. Adner e Levinthal (2001) indicaram que as inovações em produtos e processos são complementares entre si e que as empresas que perseguem ambas as inovações, simultaneamente, produzem um melhor desempenho organizacional.
A pesquisa se enquadra como descritiva e causal com abordagem quantitativa, o procedimento para coleta de dados foi um survey com corte transversal. Foram pesquisadas um total de 48 empresas, 37 empresas localizadas no Paraná, 10 em Santa Catarina e uma do Rio Grande do Sul. A amostra total foi de 146 questionários. Os dados foram analisados por meio de modelagem por equações estruturais. Para confiabilidade foi utilizado o Alfa de Cronbach, Confiabilidade Composta e Variância Média Extraída.
Os índices de confifabidade ficaram dentro do incicado pela literatura para todos os constrctos. Quanto ao ajustamento do modelo, os índices ficaram próximos ao sugerido pela literaratura, não invalidando o modelo para a análise. Quanto à relação entre ecoinovação e desempenho, o aumento se dá de forma inconstante, sendo as diferenças entre as médias das amostras dos grupos significantes. Há proximidade entre micro e pequenas empresas, e proximidade entre médias e grandes empresas.
A indústria têxtil desenvolve produtos que visam reduzir o impacto ambiental em todo o ciclo de vida, incluindo o design, a produção, uso e descarte. As inovações Eco-organizacionais apresentaram influência sobre a ecoinovação, as ações introduzidas por políticas empresariais, esforços administrativos em relação à renovação organizacional de rotinas e procedimentos influencia positivamente a ecoinovação. Quanto maior o porte da empresa, mais forte é a relação entre a ecoinovação e o desempenho.
ADNER, R.; LEVINTHAL, D. Demand heterogeneity and technology evolution: implications for product and process innovation. Management science, v.47, n.5, 2001. CHENG, C. C.J,; SHIU, E. C. Validation of a proposed instrument for measuring eco-innovation: An implementation perspective. Technovation, v.32, n.6, 2012. CHENG; C. C.J.; YANG, C.; SHEU, C.. The link between eco-innovation and business performance: a Taiwanese industry context. Journal of Cleaner Production, v.64, 2014.