Resumo

Título do Artigo

A RELAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO DE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E A INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE DOS PROFISSIONAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Responsabilidade Social Corporativa
Intenção de rotatividade
Modelagem de equações estruturais

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - KATIA CYRLENE DE ARAUJO VASCONCELOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - ppgadm - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
2 - Annor da Silva Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Departamento de Ciências Contábeis
3 - Adelson Pereira do Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - PPGADM
4 - Claudia Xavier Cavalcanti
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Goiabeiras

Reumo

As mudanças que o ambiente de negócios tem passado nos últimos tempos vem exigindo das empresas maior interação com a sociedade e uma postura integradora entre as condições internas e externas, tornando cada vez mais importante o debate quanto ao grau de responsabilidade social corporativa .Embora autores apontem a existência de poucos estudos sobre os efeitos da RSCORP sobre os empregados, pesquisas já confirmam sua relação com o comprometimento organizacional e a intenção de rotatividade (IR)
Os fatores que contribuem para a decisão de permanência na organização têm sido estudados visando alterar as políticas de recursos humanos, permitindo uma ação preventiva e visando minimizar os riscos e custos decorrentes desta perda de capital intelectual. Torna-se, portanto, imperativo para as organizações identificar e compreender os motivos que desencadeiam a IR entre os seus empregados. Por isso, propõe-se analisar a relação entre a percepção das práticas de RSCORP e a IR dos profissionais.
A RSCORP se refere a comportamentos corporativos que afetam stakeholders positivamente e que vão além dos interesses econômicos da empresa. A IR é um comportamento do indivíduo que se refere à probabilidade estimada de um indivíduo deixar uma organização em algum momento, expressa por meio de seu pensamento, planejamento e vontade e este comportamento é afetado diretamente pela sua percepção. Considera-se ainda, que as iniciativas de RSCORP podem favorecer o desejo de permanência de longo prazo
Para isso, uma pesquisa de caráter quantitativo foi realizada com profissionais brasileiros de diferentes estados e setores econômicos e os dados foram coletados por meio de um questionário baseado nas escalas de percepção de práticas de RSCORP (TURKEY, 2009b) e escala de IR (SIQUEIRA et al., 2012). O questionário foi distribuído para 2000 profissionais utilizando-se o formulário de pesquisa online Google, obtendo-se o retorno de 100 questionários, representando 5% de taxa de retorno
Os dados foram analisados por meio de modelagem em equações estruturais utilizando o software Smart PLS 3.
A síntese dos resultados indica que a percepção de práticas de responsabilidade social corporativa influencia negativamente a intenção de rotatividade dos profissionais. Em outros termos, quanto mais positiva for a percepção de práticas de responsabilidade social corporativa menor será a intenção de rotatividade. Os resultados sugerem uma interdependência entre as dimensões individual e organizacional que determinam o pensamento, o planejamento e vontade de deixar uma organização.
TURKER, D. How corporate social responsibility influences organizational commitment. Journal of Business Ethics, [S.l.], v. 89, n. 2, p. 189-204, 2009a. TURKER, D. Measuring corporate social responsibility: a scale development study. Journal of Business Ethics, [S.l.], v. 85, n. 4, p. 411-427, 2009b. YILMAZ, A.K.; ALI, I.; FLOURIS T. The effect of corporate social responsibility on pride in membership, job satisfaction and employee engagement. British Journal of Economics, Management & Trade