Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE INFLUENCIAM A COMPETITIVIDADE DA SOJA BRASILEIRA NO MERCADO INTERNACIONAL: UM ESTUDO NA CADEIA DE SUPRIMENTO DO SETOR
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Soja
Competitividade
Mercado internacional

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Mariana Neves Nicolopoulos
FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - Butantã
2 - Leandro José Morilhas
FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - Butantã
3 - Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Fundação Instituto de Administração - FIA - Pinheiros
4 - Rodolfo Leandro de Faria Olivo
FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - Butantã

Reumo

Cresceu a necessidade de aumentar a competitividade da soja brasileira por meio de processos de produção e escoamento enxutos, na transformação de parte da produção nacional dessa oleaginosa em produto final: carne de soja, queijo de soja, por exemplo, para que fosse possível agregar maior valor e consequentemente, gerar mais receita.
considerando-se os elos da cadeia de suprimento da soja brasileira, seus representantes e suas percepções sobre o setor, comparando-as à luz das teorias de gestão do agronegócio específicas para o setor em questão, como está o nível de competitividade da soja brasileira frente aos seus principais concorrentes diretos no mercado internacional? O objetivo geral desse estudo é traçar e comparar as características do setor de soja no Brasil em relação aos seus principais concorrentes.
O setor de soja no mundo; Panoramas do setor de soja no Brasil; A soja nos dias de hoje: desafios; A cadeia de suprimentos da soja;
Foram utilizadas, além das entrevistas com profissionais que atuam com soja, documentos relacionados à produtividade e modais de transporte dos concorrentes da soja brasileira (e também dos principais players EUA, China e Argentina), além de estudos sobre a origem do agronegócio e implantação da soja no Brasil. Foi realizado um estudo setorial, por meio da investigação em empresas que fazem parte da cadeia de suprimentos da soja.
Como foram entrevistados diferentes elos da cadeia da soja (produtor, associação exportadora, e multinacional atuante em todas as atividades), as dificuldades identificadas durante o processo de exportação foram variadas, e tendem a refletir as adversidades que determinado elo da cadeia enfrenta. Houve unanimidade, em relação aos entrevistados, aos modais de transporte/logística utilizados atualmente serem consideradas “dificuldades”, além de outras dificuldades enfrentadas individualmente.
Percebeu-se que o nível de competitividade da soja brasileira é inferior aos seus concorrentes mundiais (EUA, Argentina e China) pois após a realização da revisão da literatura e pesquisa de campo observou-se a existência de gargalos durante diversos processos que envolvem a produção, exportação e comercialização dos grãos.
ABIMAQ; ANEC; BRITO, L. E. T. D. et al; BUNGE; CRESWELL, J. W.; DALL'AGNOL, A. et al.; EMBRAPA; Cultivo da Soja : A soja no Brasil; FIESP; SILVA NETO, S. P. D.; SOARES, B. C.;