Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA CORPORATIVA NO SETOR SUCROALCOOLEIRO EM GOIÁS: um estudo à Luz da Responsabilidade Social Empresarial.
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Palavras Chave

Desempenho Social Empresarial
Governança Corporativa
Setor Sucroalcooleiro

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desempenho Social Corporativo (CSP)

Autores

Nome
1 - Jose Elenilson Cruz
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB) - Campus Gama

Reumo

Responsabilidade social empresarial (RSE) é um tema permeado por várias correntes teóricas e abordagens práticas aprimoradas ao longo do último século. Com base em suas premissas empresas e indivíduos têm procurado mudar suas condutas e práticas de negócio. Uma tema presente nos debates e estudos de RSE a partir dos anos 2000 é governança corporativa. Acompanhando a evolução do debate acerca da RSE,surgiram os estudos em torno do desempenho social empresarial. Tais pesquisas têm por objetivo testar e operacionalizar a noção de responsabilidade social das empresas (ROWLEY; BERMAN, 2000).
A governança setorial mal estruturada no setor sucroalcooleiro é uma barreira ao avanço da governança corporativa (PAULILO et al., 2008). Apesar disso, as indústrias do setor sucroalcooleiro em Goiás, conscientes da necessidade de melhorar sua reputação junto à sociedade, apresentam desempenho social superior em termos de adoção de práticas de governança corporativa e políticas de negócios transparentes? O objetivo desse trabalho é avaliar o desempenho social das indústrias sucroalcooleiras goianas quanto a adoção de políticas e processos de governança corporativa.
RSE é definida como o conjunto das expectativas econômicas, legais e éticas que a sociedade tem das empresas em determinado momento (SCHWARTZ; CARROLL, 2003). Desempenho social é visto como uma medida de mensuração de eficiência das interações mantidas pelas empresas com seus stakeholders principais ( WADDOCK; GRAVES, 1997). A dimensão valores, transparência e governança dos indicadores ethos é avaliada por seis indicadores compromissos éticos, enraizamento na cultura organizacional, governança corporativa, relações com a concorrência, diálogo engajamento dos stakeholders e balanço social.
Trata-se de um survey descritivo apoiado em pesquisa bibliográfica e em dados primários. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado contendo seis opções de respostas: TI, EI, PI, ED, ND e NA. As questões binárias de cada indicador qualitativo foram transformadas em parâmetros de avaliação para qualificar (ajustar) a resposta assinalada pela empresa, visando corrigir possíveis distorções. A amostra de 12 empresas é não probabilística. O levantamento ocorreu nos meses de junho a agosto de 2013.
Os resultados indicam que a dimensão valores, transparência e governança está PI em 41% das empresas, EI em 17%, ED em 25%, e ND nos 17% restantes. Duas empresas apresentam nível de desempenho superior, enquanto quatro possui desempenho social inferior. Há elevada adesão das empresas aos temas avaliados pelo indicador compromissos éticos e baixa naqueles previstos pelo indicador balanço social. O avanço do desempenho social nos aspectos relativos à governança corporativa passa pela melhoria do sistema de avaliação dos integrantes da alta direção e pela elaboração e publicação do balanço social
Os resultados corroboram as afirmações de Paulilo et al., (2008), de que a governança setorial limitada do setor compromete melhores níveis de adesão das empresas às práticas de governança corporativa. Como implicações gerenciais são apontados aspectos pontuais da gestão das empresas que devem ser priorizados visando a um melhor nível de desempenho social. Dentre as limitações está o fato de o trabalho não ter combinado outros instrumentos de coleta de dados. Futuras pesquisas devem investigar com mais acuidade os motivos que levam a governança corporativa não ser uma realidade nas empresas.
PAULILO et al. Autogestão, governança setorial e sustentabilidade no complexo agroindustrial canavieiro no século 21. Rev de Pol. Agrícola, ano XVII, n. 1, jan./fev./mar. 2008.´ ROWLEY, T.; BERMAN, S. A brand new brand of corporate social performance. Business & society, vol. 39, n. 4, p. 397-418, 2000. SCHWARTZ, Mark S.; CARROLL, Archie B. Corporate Social Responsibility: a three-domain approach. Business Ethics Quarterly, vol. 13, n. 4, p.503-530, 2003. WADDOCK, S. A.; GRAVES, S. B. The corporate social performance-financial performance link. Strategic Management Journal, vol. 18,n.4, 1997.