inovação social
avaliação de desempenho
medição de desempenho
Área
Gestão de Pessoas
Tema
Políticas, Modelos e Práticas
Autores
Nome
1 - Edir Antonia de Almeida UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - GEOVANA ALVES DE LIMA FEDATO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT) - campus universitário de Sinop
3 - LAUDICEIA NORMANDO DE SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Departamento de Contabilidade
Reumo
A Inovação Social pode ser conceituada como “uma resposta nova, definida na ação e com efeito duradouro, para uma situação social considerada insatisfatória, que busca o bem-estar dos indivíduos e/ou comunidades” (CLOUTIER, 2003). Estas iniciativas prescindem de uma avaliação de desempenho que envolva os seus resultados (impacto social), bem como seu processo gerencial, por meio do qual são viabilizadas as mudanças sociais almejadas.
O objetivo deste artigo é identificar e analisar - por meio de uma revisão sistemática de literatura – as dimensões de avaliação de desempenho, tratadas pelos autores (2009-2014). Dessa forma, busca-se visualizar o panorama desenhado pelos autores acerca da avaliação de desempenho, no contexto da IS
Aqui se apresenta e são discutidos os marcos teóricos que sustentam o artigo. Dentre os quais são destacados os seguintes conceitos: Inovação Social, Medição de desempenho, Avaliação de desempenho. Discute-se também a avaliação de desempenho no contexto da Inovação Social, já trabalhada por diversos atores.
Foi realizada uma revisão sistemática de literatura, a partir das bases de dados EBSCOhost e Web of Science com a utilização das expressões boleanas: “social innovation” and performance; “social entrepreneurship” and performance. Os artigos encontrados na busca foram lidos e constatou-se que apenas 12 atendiam aos requisitos da pesquisa. Assim, os artigos foram submetidos a revisão de literatura, tendo como pressuposto de análise as seguintes dimensões de avaliação de desempenho: econômica-financeira; impacto social e eficiência organizacional.
Após a análise dos artigos selecionados na revisão de literatura, verificou-se que os mesmos careciam de uma análise multidimensional dos fenômenos, tendo em vista que se detiveram às seguintes dimensões: econômico-financeira, impacto social e eficiência organizacional. Ao final das discussões, as autores sugerem, que propostas de avaliação de desempenho das ações em inovação social devem contemplar três dimensões macros de análise:1) planejamento, implementação, controle e avaliação; 2) Impacto social; 3) atores internos e externos.
Diante do panorama desenhado pela revisão de literatura, avalia-se que há uma demanda reprimida por trabalhos que envidem esforços à compreensão multidimensional da performance da Inovação Social. Em outras palavras, há a necessidade de que a avaliação de desempenho, neste contexto, que contemple as várias faces do fenômeno da IS, abordando tanto processos (aspectos gerenciais), quanto resultados.
BITITCI, P.G., DORFLER, V., NUDURUPATI, S. Performance Measurement: Challenges for Tomorrow. International Journal of Management Reviews. vol. 14, p. 305-327.2012.
CLOUTIER, J. 2003. Qu’est-ce que I’ innovation sociale? Disponível em:< https://crises.uqam.ca/upload/files/publications/etudestheoriques/CRISES_ET0314.pdf>Acesso em: 14/10/2014.
DACIN, M. Tina; DACIN, Peter A., TRACEY, Paul. Social Entrepreneurship: A Critique and Future Directions. Organization Science. pp.1203-1213. 2011.