Resumo

Título do Artigo

PANORAMA DAS DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO CONTEXTO DA INOVAÇÃO SOCIAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

inovação social
avaliação de desempenho
medição de desempenho

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas

Autores

Nome
1 - Edir Antonia de Almeida
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - GEOVANA ALVES DE LIMA FEDATO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT) - campus universitário de Sinop
3 - LAUDICEIA NORMANDO DE SOUZA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Departamento de Contabilidade

Reumo

A Inovação Social pode ser conceituada como “uma resposta nova, definida na ação e com efeito duradouro, para uma situação social considerada insatisfatória, que busca o bem-estar dos indivíduos e/ou comunidades” (CLOUTIER, 2003). Estas iniciativas prescindem de uma avaliação de desempenho que envolva os seus resultados (impacto social), bem como seu processo gerencial, por meio do qual são viabilizadas as mudanças sociais almejadas.
O objetivo deste artigo é identificar e analisar - por meio de uma revisão sistemática de literatura – as dimensões de avaliação de desempenho, tratadas pelos autores (2009-2014). Dessa forma, busca-se visualizar o panorama desenhado pelos autores acerca da avaliação de desempenho, no contexto da IS
Aqui se apresenta e são discutidos os marcos teóricos que sustentam o artigo. Dentre os quais são destacados os seguintes conceitos: Inovação Social, Medição de desempenho, Avaliação de desempenho. Discute-se também a avaliação de desempenho no contexto da Inovação Social, já trabalhada por diversos atores.
Foi realizada uma revisão sistemática de literatura, a partir das bases de dados EBSCOhost e Web of Science com a utilização das expressões boleanas: “social innovation” and performance; “social entrepreneurship” and performance. Os artigos encontrados na busca foram lidos e constatou-se que apenas 12 atendiam aos requisitos da pesquisa. Assim, os artigos foram submetidos a revisão de literatura, tendo como pressuposto de análise as seguintes dimensões de avaliação de desempenho: econômica-financeira; impacto social e eficiência organizacional.
Após a análise dos artigos selecionados na revisão de literatura, verificou-se que os mesmos careciam de uma análise multidimensional dos fenômenos, tendo em vista que se detiveram às seguintes dimensões: econômico-financeira, impacto social e eficiência organizacional. Ao final das discussões, as autores sugerem, que propostas de avaliação de desempenho das ações em inovação social devem contemplar três dimensões macros de análise:1) planejamento, implementação, controle e avaliação; 2) Impacto social; 3) atores internos e externos.
Diante do panorama desenhado pela revisão de literatura, avalia-se que há uma demanda reprimida por trabalhos que envidem esforços à compreensão multidimensional da performance da Inovação Social. Em outras palavras, há a necessidade de que a avaliação de desempenho, neste contexto, que contemple as várias faces do fenômeno da IS, abordando tanto processos (aspectos gerenciais), quanto resultados.
BITITCI, P.G., DORFLER, V., NUDURUPATI, S. Performance Measurement: Challenges for Tomorrow. International Journal of Management Reviews. vol. 14, p. 305-327.2012. CLOUTIER, J. 2003. Qu’est-ce que I’ innovation sociale? Disponível em:< https://crises.uqam.ca/upload/files/publications/etudestheoriques/CRISES_ET0314.pdf>Acesso em: 14/10/2014. DACIN, M. Tina; DACIN, Peter A., TRACEY, Paul. Social Entrepreneurship: A Critique and Future Directions. Organization Science. pp.1203-1213. 2011.