Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS DE GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (RCC) EMPREGADAS POR OBRAS RESIDÊNCIAIS DE ALTO PADRÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO/SP
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Construção civil
gestão de resíduos
sustentabilidade

Área

Operações

Tema

Gestão de Operações Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Paulo Roberto Lima Bezerra
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
2 - Joao Alexandre Paschoalin Filho
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Mestrado em Gestão Ambiental e Sustentabilidade
3 - Larissa Regina Gonçalves Jacintho de Oliveira
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - memorial

Reumo

A inserção da variável ambiental nas construções consiste em uma condição essencial para o alcance do desenvolvimento sustentável de uma sociedade. Dessa forma, é necessário preocupar-se com a sustentabilidade em todas as etapas do ciclo de vida de um edifício, desde sua concepção, projeto, construção, manutenção, até sua demolição ou retrofit, considerando sempre o conceito de triple botton line, tal como apresentado por Elkington (1997).
Esta pesquisa objetiva determinar se construtoras localizadas na cidade de São Paulo adotam, em suas obras, ações de sustentabilidade em relação aos resíduos gerados, de forma a mitigar impactos decorrentes de suas atividades e cumprir legislações ambientais. Este trabalho será norteado de forma a responder a seguinte questão de pesquisa: “Qual o comprometimento das construtoras estudadas acerca da adoção de procedimentos de manejo e gestão dos resíduos de construção gerados em suas obras?”.
Para Motta (2009) a inserção ambiental na construção civil é essencial para a redução do impacto das obras, cabendo às empresas construtoras a adoção de práticas de gerenciamento e fiscalização baseadas em conceitos coerentes com a sustentabilidade. Neste contexto os sistemas de gestão ambiental e de qualidade consistem em ferramentas que permitem permite às empresas estabelecerem um processo de constante melhoria do seu desempenho ambiental, reduzindo o impacto de suas atividades.
Esta pesquisa pode ser classificada, segundo Yin (2005), em um estudo de caso múltiplo, uma vez que o universo de estudo desta pesquisa consistiu em nove obras de edifícios residenciais, de diferentes construtoras, localizados na cidade de São Paulo/SP. Em relação a forma de análise dos dados, pode-se caracterizar esta pesquisa como sendo de caráter quantitativo, uma vez que foram utilizadas análises estatísticas descritivas para melhor compreender os fenômenos observados.
Apenas 22% das construtoras declararam ter algum tipo de iniciativa em relação a adoção de procedimentos de logística reversa dos RCC e/ou incorporação destes, por meio de reuso ou reciclagem no próprio canteiro de obras. As obras que apresentaram maior frequência de conformidades possuíam sistemas de gestão ambiental (SGA) Processo AQUA e LEED. Constata-se que os PGRCC, em sua maioria, abordam especificamente o descarte dos resíduos de construção como forma de manejo destes.
As empresas que, em seus PGRCC, declararam adotar procedimentos de logística reversa e/ou incorporação dos resíduos na obra estão passando por avaliação para obtenção de certificação verde. As obras que apresentaram mais conformidades em relação aos itens componentes no checklist foram àquelas que dispunham de assessoria de consultoria ambiental, destacando-se àquelas que estavam passando por avaliação para certificação LEED e Processo AQUA.
Arif, M.; Bendi, B.; Toma-Sabbagh, T. (2012). Construction waste management in India: an exploratory study. Construction innovation, v.12, n.2, pp.133-155. Paschoalin Filho, J.A.; Duarte, E.B.; Faria, A.C. (2016). Geração e manejo dos resíduos de construção civil nas obras de um edifício comercial na cidade de São Paulo. Revista Espacios, Caracas, v.37, n.6, 15p. Yin, R. (2005). Estudo de caso: planejamento e métodos. 4ª Edição, Porto Alegre, Ed.Bookman.