Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE DE INFORMAÇÕES DO ORÇAMENTO ESTADUAL EM PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA DO LEGISLATIVO BRASILEIRO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Portal da Transparência
Poder Legislativo
Acessibilidade

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Fabíola Ferreira de Macedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - CTC
2 - Vanessa dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis

Reumo

O sucesso da transparência depende da compreensão dos tipos de problemas a serem abordados por meio da divulgação da informação (FUNG et al., 2007). Assim, a transparência não é alcançada apenas com a publicação de informações ou disponibilização dos processos, mas, principalmente, divulgando esses elementos de maneira compreensível (CAPPELLI e LEITE, 2008). Uma das temáticas que tanto a Lei da Transparência quanto a LAI exigem que sejam divulgadas são as informações relativas ao orçamento publico.
Não basta apenas que as informações estejam disponibilizadas nos portais de transparência. Logo, estes portais devem atender a certos requisitos de acessibilidade para que o acesso às informações e sua manipulação de maneira funcional seja possível. Nesse cenário, este trabalho pretende avaliar a acessibilidade dos Portais de Transparência do Poder Legislativo brasileiro em relação às informações do Orçamento Estadual, por meio de requisitos de acessibilidade.
A transparência pode ser definida como “algo que pode permitir ou melhorar a visão sobre os processos e as informações de uma organização ao dar oportunidade de conhecimento sobre a mesma [...]” (CAPPELLI 2009, p.127). Acessibilidade é a possibilidade de qualquer pessoa, “independentemente de suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais, desfrutar dos benefícios da vida em sociedade” (NICHOLL, 2001).
Neste estudo, adaptou-se o checklist de acessibilidade, contido nas recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG) (BRASIL, 2010b), para atender aos objetivos deste trabalho. O e-MAG é uma iniciativa do governo brasileiro para inclusão digital, que visa facilitar o acesso das pessoas às informações e aos serviços disponibilizados nos sites e portais do governo. Logo, ele contém as recomendações de acessibilidade a serem seguidas nos sítios e portais do governo brasileiro. (BRASIL, 2011c).
Os resultados mostram que 56% dos portais apresentaram nota negativa. E que dos dois (02) portais com melhores notas (Minas Gerais e Espírito Santo), além do satisfatório atendimento aos itens básicos de acessibilidade, a disponibilização de ferramentas específicas. Esta iniciativa demonstra a preocupação dessas Casas Legislativas com uma melhor interação com o cidadão e a transparência. Por outro lado, os três (03) portais com notas mais baixas (Mato Grosso do Sul, Piauí e Rio de Janeiro), tem ainda muitos pontos a serem melhorados.
A maioria dos portais (78%) não tem preocupação sequer com o detalhamento das informações do orçamento público estadual, o que pode prejudicar o entendimento do cidadão sobre o tema. Isto sem contar deficiências em elementos básicos como ferramentas de busca, sumário e mapas o site. Infere-se ainda por meio do Ranking de transparência dos portais que mais da metade deles (56%) apresentou uma nota negativa. Fato que explícita ainda mais as inúmeras falhas de acessibilidade encontradas na validação.
SALES, M. B. de ; CYBIS, W.. Desenvolvimento de um checklist para a avaliação de acessibilidade da Web para usuários idosos - ACM: International Conference Proceeding Series in Proceedings of the Latin American conference on Human-computer interaction - 2003. W3C. Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0. Disponível em: https://www.w3.org/Translations/WCAG20-pt-br/WCAG20-pt-br-20141024/. Acesso em:07/04/2016.