Resumo

Título do Artigo

A Expatriação e Competitividade Empresarial: Uma análise considerando a legislação brasileira
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de Recursos Humanos Internacional
Expatriação
Estrategia Competitiva

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Silvia Caroline Lisboa Oneda Galupo
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajai
2 - Dinorá Floriani
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa De Mestrado Profissional em Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Claudia B. da Cruz
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Mestrado Profissional Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL)

Reumo

A gestão estratégica de recursos humanos enfrenta desafios quanto trata-se da expatriação, exigindo dos profissionais da área de recursos humanos conhecimento para atuar de forma estratégica Muitos estudos tratam desse desafio, porém pouco se aborda sobre a legislação e tributação decorrente da expatriação.
A gestão estratégica da expatriação pode representar uma vantagem competitiva, facilitando o processo de internacionalização e evitando riscos e custos para a empresa. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar como a gestão de recursos humanos internacional pode contribuir para a atuação da empresa nos processos legais de expatriação, de forma estratégica e competitiva.
Mendenhall et al (2003) abordam que para uma gestão de recursos humanos internacional atuar de forma estratégica, são importantes fatores como alinhar as questões de recursos humanos com a estratégia do negócio, projetar e liderar a mudança e construir culturas corporativas globais. A legislação e os custos envolvendo a expatriação também são relevantes para a atuação estratégica. Dessa forma, a gestão de recursos humanos deve ser tratada de forma conjunta as estratégias de internacionalização.
A pesquisa é de caráter exploratório-descritivo com técnica de coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade com gestores da área de recursos humanos internacional de grandes empresas internacionalizadas que atuam com expatriação. Contribuiu para a coleta de dados primários e sua análise a participação de uma das pesquisadoras no Grupo de Administrados de Expatriados (GAE) de SC e PR, onde o problema é um dos principais itens tratados, validando a proposta desta artigo.
Diversos fatores foram tratados no decorrer da entrevista, ficando evidentes as dificuldades enfrentadas pelas empresas principalmente em relação a legislação e em como tratar o tema com os órgãos envolvidos. Os resultados da pesquisa estão alinhados com o que traz a teoria a respeito da dificuldade e a insegurança que as empresas enfrentam pela falta de clareza nas informações. Esse fato gera receios nas empresas quanto à sua forma de atuação.
A gestão de recursos humanos internacional pode obter vantagens competitivas por meio da expatriação, mas a área deve receber a devida atenção, de maneira a evitar que as missões de expatriação fracassem, buscar um maior conhecimento por meio dos profissionais de gestão de recursos humanos internacional com o apoio de consultorias especializadas para atender a legislação vigente, entender as leis de cada país onde a empresa possui profissionais expatriados reduzir custos com dupla tributação da renda e previdência.
MENDENHAL, M.; BLACK, J.; JENSEN, R.; GREGERSEN, H.; Seeing the Elephant: Human Resource Management Challenges in the Age of Globalization. Organizational Dynamics, vol. 32, n° 3, pp. 261-274, 2003.