Resumo

Título do Artigo

CASO FQA S.A.

Palavras Chave

caso de ensino
avaliação de empresas
fluxo de caixa descontado

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Ricardo Goulart Serra
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - MPA

Reumo

O caso FQA S.A. simula uma situação real de avaliação de uma empresa. A empresa e personagens são fictícios. O desafio é avaliar a empresa a partir de suas demonstrações financeiras históricas e de dados públicos. Os assessores da empresa têm a missão de estimar o custo de capital bem como projetar os fluxos de caixa para a firma. Como instrumento de ensino, o caso foi concebido para a aplicação prática e discussões conceituais do método de avaliação conhecido como fluxo de caixa para a firma.
O objetivo é a aplicação integrada e prática dos conceitos relacionados a avaliação de empresas. O caso leva os alunos a discutirem as premissas (a) do custo de capital e (b) das projeções operacionais. Posteriormente, devem estimar (c) o custo de capital, (d) o fluxo de caixa, (e) o valor da empresa e (f) o valor do acionista na empresa. Os alunos são levados a refletir sobre a importância do embasamento conceitual e da elaboração de racional que os permitam a execução das tarefas propostas.
Os dados públicos foram coletados em sites públicos e estão disponíveis nas Tabelas 1, 4 e parte da 8, junto com as respectivas fontes. Os dados das Tabelas 2, 3, 5, 6, 7 e parte da 8 foram elaborados pelo autor.
O caso pode ser aplicado nas disciplinas Finanças Corporativas ou Avaliação de Empresas em cursos de graduação, pós-graduação ou especialização. Um dos objetivos da disciplina de Finanças Corporativas e o objetivo da disciplina de Avaliação de Empresas é calcular o valor da empresa, que é o objetivo geral do caso. O caso integra a aplicação de muitas ferramentas analíticas ensinadas em cursos de finanças. A diversidade de soluções favorece discussões conceituais e práticas.
BRADLEY, M. H.; JARREL, G. A. (2008); CONOVER, C. M.; ET AL. (2002); COPELAND, T. E. ET AL. (2002); DAMODARAN, A. (2007); GARRAN, F. (2006); GORDON, M. J.; SHAPIRO, E. (1956); HARVEY, C. R. (2001); JENNERGREN, L. P. (2013); LUCEY, B. M.; ZHANG, Q. (2007); MARTELANC, R.; ET AL. (2010); MELDRUM, D. H. (2000); MODIGLIANI, F.; MILLER, M. H. (1958); MODIGLIANI, F.; MILLER, M. H. (1963); MYERS, S. C. (1984); PALEPU, K. G.; ET AL. (1997); SERRA, R. G. (2013); SERRA, R. G.; WICKERT, M. (2014)