Resumo

Título do Artigo

REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ARTIGOS SOBRE CORRUPÇÃO E MERCADOS EMERGENTES:
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Corrupção
Mercados Emergentes
Revisão de Sistemática

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - RENATO FABIANO CINTRA
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - ppga
2 - Antonio Oliveira de Carvalho
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
3 - Ivano Ribeiro
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

O tema corrupção tem tido destaque no cenário acadêmico. Alguns autores consideram a corrupção como crime, entretanto, no contexto da economia emergente, esse fenômeno pode contribuir para a expansão e inserção da empresa no cenário da internacionalização.
Esse trabalho tem como objetivo analisar os artigos mais citados e publicados no cenário internacional que abordam os temas corruption e emerging markets. O estudo se pauta na seguinte questão de pesquisa: qual a orientação dos estudos sobre corrupção e mercados emergentes no contexto internacional, considerando as publicações mais citadas?
A investigação sobre a corrupção se expandiu rapidamente (Jain, 2001) e isso tem levado a discussão para muitas direções diferentes (Bardhan, 2015). As principais divergências entre os autores que se dedicaram ao estudo da corrupção surgem da falta de consenso quanto à conceituação do que seja uma ação corrupta (Brei, 1996). Tal divergência em regra está associada a enorme diversidade de atos ligados ao termo e também à questão de ser percebida como um mal público (Schilling, 1999).
Para analisar a publicação corrupção e mercados emergentes realizou-se uma busca na base de dados Scopus. A partir de 6003 artigos identificados a amostra final contou com os 50 mais citados. Para a análise dos dados recorreu-se as leis de Bradford e Lotka, observando indicadores bibliométricos: autorias, ano de publicação, revistas científicas. Na sequencia realizou-se uma análise qualitativa por meio de análise de conteúdo.
Os resultados indicam que 73,1% dos autores no cenário internacional fizeram apenas uma contribuição, o que demonstra que embora o tema tenha ganhado destaque a partir da década de 70, é somente a partir do ano de 2000 que o assunto começa a ter seus desdobramentos com a maior parte de citações para o período de 2000-2003.
O artigo tem as seguintes implicações práticas e teóricas: consolidar os diversos estudos num mesmo plano; prevenir que já se percorram caminhos explorados (ou pelo menos demonstrar a existência); e dessa forma não apenas organizar o panorama desse assunto, mas também proporcionar uma visualização e compreensão do conhecimento, bem como autorias, revistas e aspectos abordados.
Hellman, J.S., Jones, G., & Kaufmann, D. (2003). Seize the state, seize the day: state capture and influence in transition economies. Journal of Comparative Economics, 31, 751-773. Johnson, S., Kaufmann, D., McMillan, J., & Woodruff, C. (2000). Why do firms hide? Bribes and unofficial activity after communism. Journal of Public Economics, 76(3), 495-520. Swamy, A., Knack, S., Lee, Y, & Azfar, O. (2001). Gender and corruption. Journal of Development Economics, 64(1), 25-55.