Resumo

Título do Artigo

AMPLIANDO A ANÁLISE: UM PANORAMA DOS ESTUDOS SOBRE GESTÃO DE PESSOAS E SUAS PECULIARIDADES NAS PUBLICAÇÕES DE CONGRESSOS ENTRE 1997 E 2015
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de Pessoas
Análise Sociométrica
Autoria Posicional

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - André Luís Janzkovski Cardoso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Campus Rondonópolis
2 - Nathália Prochnow Nagai
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Campus Rondonópolis
3 - Loanna Rodrigues Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Rondonópolis
4 - Thatiany da Silva Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Curso de Administração

Reumo

Pesquisadores de determinadas áreas do conhecimento tendem a se agrupar em redes de produção de conhecimento, formais ou informais, buscando ampliar o conhecimento científico. Nas redes de produção de conhecimento, o compartilhamento de descobertas impulsionam outros pesquisadores a ampliar seus estudos o que pode levar ao desenvolvimento do conhecimento científico (KUHN, 2006; POPPER, 1979).
Busca-se identificar características dessa produção, em termos de temáticas estudadas, coautoria e coprodução das publicações e, apresentando reflexões em termos da evolução da área, identificando os principais contribuintes para o desenvolvimento da área de gestão de pessoas no Brasil. O uso de análises múltiplas envolvendo aspectos qualitativos e quantitativos é um diferencial desse artigo, pois leva a uma complementaridade de visões sobre o fenômeno estudado.
Estudos sociométricos possibilitam analisar as redes sociais formadas por autores e suas instituições, favorecendo o mapeamento da contribuição no desenvolvimento científico de determinada área de interesse. Os laços entre atores em uma rede social podem ser fortes ou fracos (GRANOVETTER, 1973). Um laço forte consiste em uma conexão direta entre atores, por exemplo, quando em publicações de coautoria em que as informações compartilha¬das tendem a ser repetidas e reforçadas, com baixa tendência para mudança (BURT, 1992).
Para este estudo foram utilizadas as análises qualitativa e quantitativa por meio da sociometria. Foram consideradas todas as publicações sobre recursos humanos e gestão de pessoas, desde 1997, em quatro dos principais congressos de administração do Brasil: EnANPAD, EnGPR, SemeAD e Convibra. Assim, foram analisados 2.709 artigos em termos de autoria, vínculo do autor à instituição de ensino superior (IES), área temática principal e secundária, abordagem de pesquisa, métodos utilizados, objetivos e resultados alcançados.
Os resultados revelam uma alteração dos autores intermediadores da rede de produção nacional, indica questões relacionadas a atores e IES no que tange aos principais temas em gestão de pessoas e apresenta uma reflexão utilizando o indicador de autoria posicional para explicar as mudanças das redes de coautoria e coprodução
No 2º período analisado há a inclusão de algumas IES com elevado número de autorias e outras que aparecem no cenário como intermediadoras, apesar de não serem destaques em termos de número de artigos publicados. Contudo, as principais IES do 1º período ainda se mantem como destaques da produção na área. No 2º período de análise surgem novos nomes e que começam a se destacar como intermediadores, e a que tudo leva a crer, mesmo não tendo números elevados de publicações, conforme revelou a análise de correlação apresentada. O índice de autoria posicional se mostrou relevante na análise da área.
BERTERO, C. O.; CALDAS, M. P.; WOOD JR, T. Produção científica em administração de empresas: provocações, insinuações e contribuições para um debate local. Revista de Administração Contemporânea, v. 3, n. 1, p. 147-178, jan./abr.1999. ______; KEINERT, T. M. M. A evolução da análise organizacional no Brasil (1961-93). Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 81-90, maio/jun. 1994. BURT, R. Structural holes: the social structure of competi­tion. Cambridge, MA: Havard University Press, 1992.