Resumo

Título do Artigo

TURISMO E POLÍTICAS CULTURAIS: O CASO DO CIRCUITO DE CAPELAS E IGREJAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cultura
Políticas Culturais
Turismo

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Matheus de Castro
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Seropédica
2 - Isabela de Fátima Fogaça Rosa
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Nova Iguaçu

Reumo

O município de Petrópolis que, com base nos dados apresentados pelo Ministério do Turismo (MTUR, 2014), se caracteriza como uma cidade turística, consolidada entre os sessenta e cinco destinos indutores do Brasil, ao utilizar-se de seus recursos culturais, torna-os instrumentos para a criação de novos atrativos, como forma de atrair visitantes e manter a atividade turística em pleno desenvolvimento. Seu Circuito de Capelas e Igrejas atrai a atenção de nossa investigação para a correlação entre as políticas culturais e o turismo, pelos impactos no uso e preservação do patrimônio religioso.
1.1 Problema de Pesquisa Como o turismo impacta nas políticas culturais de patrimônio do município de Petrópolis? 1.2 Objetivos 1.2.1 Objetivo Geral Analisar como o turismo impacta nas políticas culturais de patrimônio do município de Petrópolis. 1.2.2 Objetivos Específicos • Definir a influência do ideal desenvolvimentista no estreitamento das políticas culturais de uso e preservação com o turismo na realidade brasileira; • Caracterizar o circuito de Capelas e Igrejas de Petrópolis e as implicações de seu envolvimento com o turismo;
Ao considerar as políticas culturais como o resultado de atividades políticas de caráter normativo e ordenador, demandando a alocação de recursos de natureza diversa e com o envolvimento de diferentes agentes voltadas para a esfera da cultura, somadas as intenções estatais de construção da identidade nacional e preservação do patrimônio cultural na consolidação dos estados, torna identificar o cenário das políticas culturais no país, dentro de uma perspectiva histórica, importante no contexto que envolve tais políticas e fornece indícios de suas implicações com o desenvolvimento do turismo.
A metodologia para elaboração deste trabalho, considerando a Natureza da pesquisa, se enquadra como uma pesquisa básica de caráter bibliográfico e documental, por ter como objetivo gerar conhecimentos novos que são úteis para o avanço das ciências sem uma aplicação prática prevista. Com referência aos objetivos, a pesquisa é considerada como exploratória, por objetivar mais informações sobre o assunto investigado, o que possibilitará a descoberta das contradições existentes entre as práticas de valorização e massificação existentes nas políticas culturais em relação a atividade turística.
Pode-se perceber com a ideia do circuito que a organização dos espaços selecionados segue critérios de valor material, priorizando os monumentos por aquilo que representam em suas artes sacras, estruturas e estilos referentes a religião católica. Essa padronização é descrita como referente a valorização da cultura local, porém, tal característica, pode influir significativamente no aproveitamento turístico da localidade e a divulgação do circuito se vê limitada dentro de uma perspectiva utilitarista, por não abranger elementos culturais que podem ser marcantes.
A análise da política pública em questão, referente aos ambientes divulgados no circuito, se destaca a presença de um trabalho simplista e fetichista da cultura tradicional, voltada para o atendimento das demandas turísticas das classes mais altas. Nesse aspecto, percebe-se que o envolvimento popular é uma das barreiras a serem superadas dentro da questão e se faz necessário ter maior consideração com este fator em específico, principalmente quando referentes a localidades em que o turismo é um elemento forte dentro da economia e influencia diretamente na realidade de sua população.
BARBALHO, Alexandre. Políticas e indústrias culturais na América Latina. BOMENY, Helena. Patrimônios da memória nacional. In: Ideólogos do patrimônio cultural. CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: dos anos 1930 ao século XXI. CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. trad. Luciano Vieira Machado. DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. trad. Estela dos Santos Abreu. DUARTE, Rodrigo. Teoria Crítica da Indústria Cultural. Belo Horizonte. FALCÃO, Joaquim Arruda. Política cultural e democracia: a preservação do patrimônio histórico e artístico nacional. FALCÃO, Joaquim Arruda. Polít