Resumo

Título do Artigo

TURISMO GASTRONÔMICO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO A PARTIR DO CASO DO QUEIJO MINAS ARTESANAL DO SERRO
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Palavras Chave

Turismo Gastronômico
Desenvolvimento Territorial
Queijo Minas Artesanal do Serro

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Mirna de Lima Medeiros
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG) - DETUR
2 - Julio Araujo Carneiro da Cunha
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
3 - João Luiz Passador
FEA-RP/USP - Departamento de Administração

Reumo

Elementos gastronômicos além de sanar necessidades fisiológicas, podem ser atrativo turístico (complementar ou principal), fazem parte da imagem de destinos e representam fatia significativa dos gastos em viagem (Altintzoglou, Heide, and Borch 2016). Considerando que o queijo artesanal é um relevante em termos econômicos e socioculturais em Minas Gerais dos tempos coloniais até a contemporaneidade (DPI/IPHAN, 2014; Pires, 2013) seu aproveitamento turístico poderia ser interessante.
O presente trabalho objetivou analisar o turismo relacionado ao queijo minas artesanal do Serro. Especificamente buscou-se verificar a percepção e atitude do turista com relação ao queijo minas artesanal do Serro e atividades relacionadas ao produto; analisar a opinião de stakeholders envolvidos na produção e comercialização do queijo do Serro; e tecer apontamentos com relação ao aproveitamento turístico do QMA do Serro e o desenvolvimento econômico e cultural.
Práticas alimentares tradicionais ao serem incorporados no contexto turístico, tornam-se elementos estratégicos para a criação de uma “marca” local (Gimenes-Minasse, 2015). Conhecer essas particularidades locais turisticamente (Boyce, Hall & Williams, 2003) pode levar ao desenvolvimento, seja ele econômico (Hall & Gössling, 2016; Henderson, 2009) ou cultural (Everett & Aitchison, 2008; Scarpato, 2003). Daí resta entender como o turismo local influencia na expectativa de desenvolvimento local.
Optou-se pelo estudo de caso de design planejado e com proposições estabelecidas previamente (Yin, 2001) com relação ao turismo relacionado ao queijo minas artesanal do Serro. A coleta de dados contemplou um questionário aos turistas que visitaram a região queijeira (129 respostas, sendo 103 válidas); entrevistas com pessoas envolvidas com a produção ou comercialização do QMA do Serro (15 sujeitos) e documentos locais. A análise se deu por meio de análise de conteúdo e estatística descritiva.
O potencial turístico existente no QMA do Serro é confirmado nas respostas dos questionários aplicados aos turistas antes, durante e depois da visita. A percepção de entrevistados locais também corrobora tal potencial. Relatos apontam para uma realidade em que o potencial turístico do queijo é subaproveitado e que o desenvolvimento turístico depende da disseminação das tradições locais e da união entre diferentes indústrias (produção de queijos e turismo local).
O desenvolvimento do turismo gastronômico depende de inter-relacionamento entre a indústria de alimento e a turística para se reforçar ainda mais o apelo cultural da região, típica no caso do Serro. É importante ainda que exista a disseminação da importância das características locais. Espera-se que haja uma relação não unidimensional entre turismo e desenvolvimento, mas sim, relações que se retroalimentam.
Boyce, S., Hall, D. & Williams, F. (2003). Policy, support and promotion for food-related tourism initiatives. Journal of Travel & Tourism Management, 14(3). Gimenes-Minasse, M. H. S. G. (2015). PARA TURISTA VER (E PROVAR. Tessituras, 3(2), 175–194. Hall, C. M. & S. Gössling (orgs). Food tourism and regional development. Networks, products and trajectories. New York: Routledge. Henderson, J. C. (2009). Food tourism reviewed. British Food Journal, 111(4). Novelli, M., Schmitz, B. & Spencer, T. (2006). Networks, clusters and innovation in tourism: a UK experience. Tourism Management, 27(6).