Resumo

Título do Artigo

NEGÓCIOS SOCIAIS COMO ORGANIZAÇÕES HÍBRIDAS: um olhar sobre tensões e dilemas no contexto brasileiro
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Negócios Sociais
Tensões e Dilemas
Hibridismo Organizacional

Área

Consórcio Doutoral

Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Seimor Walchhutter
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Liberdade - SP

Reumo

A pesquisa foca em observar os Negócios Sociais sob a ótica do Hibridismo Organizacional, especificamente da tensões edilemas e de achados empíricos que se confrontem aos conceitos teóricos, os quais, podem ser entendidos por meio de um modelo compreensivo.
Devido a esta necessidade de atingir objetivos concomitantes, os NS podem incorrer no risco de desviar-se de um de seus objetivos, o que gera conflitos e tensões em suas atividades, que podem gerar dilemas para seus gestores em seus processos de tomada de decisão. Portanto, a contribuição teórica pretendida nesse trabalho é a de discutir os Negócios Sociais a partir da lente do hibridismo Organizacional e a partir das tensões e dilemas, utilizando um modelo compreensivo que possa colaborar no entendimento desse fenômeno a aprtir de um estudo empírico de multicasos.
Os pressupostos da pesquisa é as correntes teóricas que procuram compreender os negócios sociais apresentem divergencia entre si. É um tema complexo e de difícil explicação. O comprtamento dessas organizações dependem das crenças e cultura de seus gestores e da missão social. H: Tensões geram dilemas; H: a teoria referente ao hibridismo organizacional ajuda a compreender os NS; H: a utilização de um modelo teórico explicativo ajuda a entender os NS
Mapeamento da literatura; identificação das lacunas de pesquisa; escolha não aleatória dos casos; cruzamento de dados; convwergencias e divergencias com a literatura; inferências. Este estudo caracteriza-se como um estudo de multiplos casos.
É possível inferir que os NS podem não ser classificados em decorrência da origem das correntes teóricas, mas sim, podem ser classificados por sua finalidade e contribuição dentro da sociedade. Nem todas as tensões geram dilemas, contudo, de acordo com a crenças dos gestores, a razõessão diferentes: umapor atuar em razão de uma estratégia de nicho de mercado e outra por cultura e foco na missão relacionada a abrangencia dos benefícios sociais.
Levando-se em conta o crescimento do interesse acadêmico sobre os Negócios Sociais, a necessidade de pesquisas que tragam exemplos empíricos de diferentes NS e de suas formas de atuação e a importância que as tensões e possíveis dilemas podem exercer para a compreensão dessas organizações, esse artigo foi construído a partir do objetivo de analisar de que forma diferentes Negócios Sociais lidam com as tensões que os cercam e em quais situações e como essas tensões podem gerar dilemas em suas atividades.
BARKI, E. et al. (2015); BATTILANA, J.; LEE, M.; PACHE, A. (2014); BILLS, D. (2010); COMINI, G.; BARKI, E.; AGUIAR, L. (2012); DOHERTY, B.; HAUGH, H.; LYON, F. (2014); EISENHARDT (1989); GODÓI-DE-SOUSA, E.; FISCHER, R. (2012); IIZUKA, E.; VARELA, C.; LARROUDÉ, E. (2015); MOURA, A.; COMINI, G.; TEODÓSIO, A. (2015); SMITH, W.; GONIN, M; BESHAROV, M. (2013).