Resumo

Título do Artigo

Testando a influência dos níveis de estoque no desempenho de empresas virtuais através de um business game
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estoque
Market share
Resultados financeiros

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Jogos de Empresas

Autores

Nome
1 - Felipe Pusanovsky de Barros
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA) - Campus Av. Pres. Vargas
2 - Marco Aurelio Carino Bouzada
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA) - Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial

Reumo

A escolha dos níveis de estoque que proporcionarão menores gastos e melhores níveis de serviço, é uma das mais impactantes decisões logísticas. Jogos de Empresas podem ser usados para dimensionar o impacto que os níveis de estoque causam sobre o market share e sobre os resultados financeiros de empresas, uma vez que, segundo Sauaia (2008), a simulação das atividades da empresa permite o exercício de estratégias sem comprometer a sua operação e o seu desempenho real.
Qual o impacto causado pelos níveis de estoque sobre o market share e sobre os resultados financeiros de empresas virtuais participantes de um Jogo de Logística? Dessa forma, estabeleceu-se o objetivo geral, que é a avaliação do impacto causado pelos diferentes níveis de estoque de produtos acabados e de matérias-primas sobre o market share e resultados financeiros de empresas virtuais participantes de um Jogo de Empresas voltado para a área de Logística.
Segundo Chopra e Meindl (2003) a cadeia de suprimento ao adotar um alto nível de disponibilidade do produto aprimora sua responsividade aumentando as vendas. Mas um alto nível de disponibilidade exige grandes estoques que costumam elevar os custos. Assim, níveis de estoque representam uma importante decisão Logística. Para Sauaia (2008) e Bouzada (2013), é possível usar Jogos de Empresas para testar elementos de pesquisa de Logística, relacionando à teoria existente, confirmando-a ou refutando-a
A pesquisa foi quantitativa, descritiva, documental e de laboratório, com dados secundários provenientes de aplicações do jogo de Logística BR-LOG, entre os anos 2011 e 2014, referentes a 41 empresas fictícias, com análise das variáveis: Resultado financeiro, Market share e Níveis de estoque. As análises procuraram demonstrar, por correlações entre as variáveis, se corroboraram ou não a literatura pesquisada. Os resultados dos coeficientes tiveram sua significância estatística avaliada.
A correlação entre as variáveis presentes na primeira hipótese, Níveis de estoque praticados e o Market share atingido pela empresa, mostrou uma relação positiva plausível, embora não possa ter havido uma confirmação estatística, indicando que novos estudos poderão vir a confirmar a relação entre as variáveis Já a relação entre as variáveis da segunda hipótese, Níveis de estoque e Resultados financeiros mostrou-se inexistente, refutando totalmente a literatura pesquisada sobre o tema.
A correlação entre níveis de estoque e participação de mercado, presentes na primeira hipótese estudada, apresentou-se fraca, com o sinal conforme o esperado indicando que um estudo mais abrangente poderá revelar uma conclusão mais consistente. A correlação muito próxima a 0 (zero) encontrada entre as variáveis presentes na segunda hipótese de pesquisa, Níveis de estoque e Resultados financeiros, contraria todos os estudos pesquisados neste trabalho, devendo ser, portanto e de fato, rejeitada.
BOUZADA, M. A. C. Um jogo de Logística genuinamente brasileiro. 2001. Disponível em: . Acesso em: 18 jul 2015 CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003. SAUAIA, A. C. A. Laboratório de gestão: Simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. Barueri: Manole, 2008.