Resumo

Título do Artigo

A SUSTENTABILIDADE COMO PRÁTICA SOCIOMATERIAL EM UMA FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS DE JOÃO PESSOA/PB
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estudos Baseados na Prática - EBP
Sustentabilidade
Sociomaterialidade

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens Relacionais às Organizações

Autores

Nome
1 - Laércio de Barros Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
2 - Larissa Lucena Almeida
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I

Reumo

Este trabalho buscará apresentar a abordagem dos EBP’s, em especial a sociomaterialidade para compreender como se dá o sustentabilidade em uma feira de produtos orgânicos. A sociomaterialidade é uma abordagem pós-humanista que retira a centralidade do protagonismo humano nas práticas sociais e que busca enxergar como os atores sociais não-humanos contribuem para os processos de organização. Este trabalho compõe o campo de estudos organizacionais, considerando novas formas de organizar
Problema: como ocorre a sustentabilidade como prática sociomaterial em uma feira de produtos orgânicos? Objetivo: compreender a sociomaterialidade na sustentabilidade como prática em uma feira orgânica.
A fundamentação está composta por, inicialmente apresentação dos Estudos Baseados em Práticas, depois a apreciação da abordagem da sociomaterialidade que servirá de lente para interpretar o fenômeno sustentabilidade. Por fim a sustentabilidade será caracterizada como prática sociomaterial de acordo com Cavalcante e Bispo (2014).
A pesquisa é enquadrada como pesquisa de campo, qualitativa, de caráter etnográfico, com coleta de dados por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas. Para analise dos dados foi usada a abordagem da sociomaterialidade como lente de pesquisa para interpretação do fenômeno sustentabilidade em uma feira orgânica.
Os dados coletados com observação participante foram registrados em notas de campo e as entrevistas semiestruturadas foram gravadas e depois transcritos os principais trechos que representavam categorias significativas para a compreensão da sustentabilidade como prática sociomaterial. Foram elaborados três categorias para analise, a primeira “A feira e seu processo organizativo”, a segunda “as micro práticas das dimensões da sustentabilidade” e a terceira “A sociomaterialidade na feira”
Através de observações foi possível caracterizar a sustentabilidade como prática sociomaterial em uma feira orgânica, realizamos o mapeamento dos atores sociais humanos e suas micro práticas de sustentabilidade através da interação destes com não-humanos. Foi perceptível o alinhamento e simetria entre os atores sociais humanos na realização de práticas sustentáveis sejam elas ambientais, sociais ou econômicas, todos assumem papel importante na realização da sustentabilidade como prática
CAVALCANTE, E. D. C. e BISPO M. de S. (2014).Sustentabilidade como prática: um olhar etnometodológico e sociomaterial a partir da orla marítima de joão pessoa, paraíba. Organizações e Sustentabilidade, Londrina, v.2, n. 2, p. 80-113, jul./dez. GHERARDI, S. (2006). Organizational knowledge: the texture of workplace learning. Oxford: Blackwell Publishing. ORLIKOWSKI, W. J. (2007). Sociomaterial Practices: Exploring Technology at Work. Organization Studies, v.28, n. 9, p. 1435-1448.