Resumo

Título do Artigo

Marcas Próprias e Varejo: um Estudo Bibliométrico Acerca de Estudos Empíricos
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Palavras Chave

Bibliometria
Varejo
Marca Própria

Área

Marketing e Gestão

Tema

Marketing de Serviços, Varejo e B2B

Autores

Nome
1 - Rafael Araújo Sousa Farias
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Lago Norte
2 - JOSE AURENIR SOUZA DOS SANTOS
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - CAMPUS DARCY RIBEIRO
3 - MARCELO HENRIQUE ESPINDOLA SANDES
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - FACE

Reumo

Os produtos nomeados como marcas próprias são aqueles desenvolvidos e administrados pela mesma empresa que o comercializa ao consumidor final, recebendo seu nome ou marca de sua propriedade (DUNNE; LUSCH, 1999). Além do aumento da utilização das marcas próprias por parte dos varejistas observa-se, ainda, o aumento do interesse do tema por parte da academia. Nos últimos anos, uma série de estudos analisou a importância e a adoção da estratégia de marcas próprias por parte do varejo, tanto no âmbito internacional, quanto no internacional.
Partindo de uma revisão inicial, foi constatado que não há estudos que representem a produção acadêmica acerca do assunto – marcas próprias e varejo –, assim, acredita-se que a presente pesquisa pode contribuir com pesquisadores e com o mercado. A presente pesquisa considera importante diagnosticar como o tema tem se desenvolvido e, para isso, é determinado o seguinte objetivo de pesquisa: Identificar as características dos artigos empíricos acerca dos temas marca própria e varejo, publicados em periódicos nacionais e internacionais.
Por muito tempo as marcas próprias não correspondiam ao nível de qualidade das marcas tradicionais. Entretanto, nos últimos anos, os varejistas vêm aumento a qualidade de suas marcas próprias, assim, essas passam por um período de transição, no qual o varejo busca substituir a imagem de produtos baratos e sem qualidade por produtos de qualidade a um preço competitivo (TOLEDO et al., 2006). Por exemplo, a marca Qualitá do grupo Pão de Açúcar, que concorre diretamente com as marcas-líderes, praticando, inclusive, preços iguais ou superiores a elas (SILVA; MERLO; NAGANO, 2012).
Após a apreciação de diferentes métodos destinados a identificar obras científicas, como o Systematic Review e o Systematic Literature Review, o presente estudo optou pela utilização do Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C). Esse método consiste em uma série de procedimentos, sendo iniciado com a definição dos mecanismos de busca de artigos científicos, seguindo procedimentos pré-estabelecidos até atingir a fase de filtragem e seleção do Portfólio Bibliográfico relevante sobre o tema. Foi realizada a seleção do Portfólio Bibliográfico e, posteriormente, a bibliometria.
Os resultados do estudo bibliométrico são apresentados nesta seção a partir do levantamento, leitura, tabulação e análises das informações provenientes dos 47 artigos selecionados. Para tanto, foi subdividida a análise dos resultados em cinco tópicos, a saber: (i) distribuição temporal dos artigos; (ii) países e periódicos envolvidos; (iii) autores; (iv) subtema, natureza e tipo de pesquisa; e (v) técnicas de coleta de dados e análises estatísticas.
A pesquisa permitiu aos pesquisadores avaliarem o estado da arte acerca do tema, além de captar quais temas estão sendo abordados atualmente. O estudo atingiu seu objetivo inicial, ao passo que, mediante a aplicação do ProKnow-C, conseguiu identificar o perfil das pesquisas acerca do tema. Entretanto, a inexistência de um trabalho semelhante acerca da temática impossibilitou a comparação da presente pesquisa a outros estudos.
DUNNE, P.; LUSCH, R. F. Retailing. 3. ed. Boston: Dryden Press, 1999. SILVA, L. A.; MERLO, E. M.; NAGANO, M. S. Uma análise dos principais elementos influenciadores da tomada de decisão de compra de produtos de marca própria de supermercados. Revista eletrônica de Administração, v. 71, n. 1, p. 97-129, 2012. TASCA, J. E.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R.; ALVES, M. B. M. An approach for selecting a theoretical framework for the evaluation of training programs. Journal of European Industrial Training, v. 34, n. 7, p. 631-655, 2010.