Resumo

Título do Artigo

“DETALHES DE SUA INCOMPETÊNCIA NÃO ME INTERESSAM”: o assédio moral no filme O Diabo Veste Prada

Palavras Chave

Caso de Ensino
Assédio Moral
Filme

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Helltonn Winicius Patricio MAciel
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) - Cajazeiras
2 - Diogo Henrique Helal
Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ - Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte

Reumo

Este caso aborda o assédio moral vivenciado em uma revista de moda de grande repercussão internacional. Revela as relações conflituosas de uma secretária recém-contratada com sua chefe e sua colega de trabalho em um contexto repleto de glamour, soberba e subserviência. Os diálogos expõem a supervalorização do trabalho perfeito, do comportamento narcísico e de intenções maldosas, repercutindo no dilema da secretária de permanecer ou não na revista.
• Identificar circunstâncias organizacionais que caracterizam o assédio moral; • Refletir criticamente sobre tais práticas no ambiente de trabalho: causas e consequências; • Aprofundar o debate sobre questões ligadas às relações de trabalho, notadamente o assédio moral, em disciplinas ligadas à Gestão de Pessoas.
Filme O Diabo Veste Prada. Dirigido por David Frankel. O filme estreou no cinema em 2006, e foi indicado ao Oscar no ano de 2007 nas categorias de melhor atriz e melhor figurino. Apesar de não ter levado a estatueta do Oscar, o filme ganhou outras premiações: Globo de ouro de melhor filme, melhor atriz (Meryl Streep no papel de Miranda) e melhor atriz coadjuvante (Emily Blunt no papel de Emily).
Gestão de Pessoas; Administração de Recursos Humanos; Relações de Trabalho.
BARRETO, M. Violência, saúde e trabalho. SP: EDUC, 2003. CARRIERI, A.; AGUIAR, A.; DINIZ, A. Reflexões sobre o indivíduo desejante e o sofrimento no trabalho: o assédio moral, a violência simbólica e o movimento homossexual. Cad.EBAPE.BR, v.11, 165-80, 2013. DEJOURS, C. A banalização da injustiça social. RJ: Ed.FGV, 2007. LIMA, B. et al. Reflexões sobre assédio moral. Gestão & Tecnologia, v. 14, p. 201-224, 2014. MACHADO, D.; IPIRANGA, A.; MATOS, F. Quero matar meu chefe: retaliação e ações de assédio moral. Pretexto, v.14, 52-70, 2013. PAGÈS, M. et al. O poder das organizações. SP: Atlas,1993