“A ONDA”: até onde uma boa comunicação influencia o indivíduo?
Palavras Chave
A Onda
Comunicação
Influência
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - Camila de Souza Alves UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD
2 - Thaís Alves dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD
3 - Bruna Paisante Vieira de Barros CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Belo Horizonte - Campus II
4 - Daniel Nazareth Guimarães CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Campus I
5 - RAFAEL VICENTE FERREIRA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - BELO HORIZONTE
Reumo
Este caso de ensino apresenta a história do filme alemão “A Onda” (Die Welle), baseado em fatos ocorridos na década de 60. Os pontos comuns entre filme e vida real estão no experimento realizado por um professor que deseja mostrar a seus alunos que ideias autoritárias como Nazismo e Fascismo ainda podem existir, bastando um discurso que leve cidadãos a seguirem suas regras. Mostrando assim o poder da comunicação em influenciar atitudes em grupos a partir da massificação de ideais.
Apresentar aos alunos que a comunicação bem feita pode levar tanto a situações de sucesso, quanto a situações de risco. Fazê-los perceber o poder que o comunicador pode assumir dentro de um contexto escolar e pensar em como isso se daria em um contexto organizacional.
O filme A Onda, foi utilizado como base para as discussões entre os autores do caso de ensino sobre a temática de comunicação organizacional. Além do mais, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em fontes que apresentavam discussões sobre o caso real que o inspirou o filme.
Comunicação Organizacional.
BUENO, W. da C. Comunicação empresarial: teoria e prática. Barueri: Manole, 2003.
HANCOCK, M. The wave home, 2015. Disponível em: . Acesso em: 05 de julho de 2016.
MOGADOURO, C. A onda (Die Welle), 2016. Disponível em: . Acesso em: 05 de julho de 2016.
WELS, A. M. C. Estudando a comunicação organizacional: redes e processos integrativos. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 4, n. 7, p. 73-86, jan./jun. 2005.