Resumo

Título do Artigo

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNOSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO EMANCIPADOR EM UMA ASSOCIAÇÃO: como trabalhar a reflexão crítica em uma associação de hortaliças em Minas Gerais

Palavras Chave

DRPE
Reflexão Crítica
Participação

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Jéssica de Carvalho Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - Érica Alves Marques
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - Thatiana Stacanelli Teixeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
4 - Adriano Oliveira Cruz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE
5 - Gabriela Rezende Duarte
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras

Reumo

A Associação de Hortaliças produz verduras e legumes no município de Lavras e pelo contato com Associação, observou-se a necessidade da intervenção da INCUBACOOP-UFLA com o método DRPE para incitar a reflexão crítica dos membros na busca da emancipação dos mesmos. Assim, o DRPE possibilitou aos associados uma análise crítica e avaliativa da realidade e do meio onde estavam inseridos e por meio do diálogo o grupo refletiu e pensou uma melhor forma de solucionar os problemas da associação.
O objetivo inicial é apresentar um caso de ensino na área de organizações do terceiro setor e abordar um método efetivo em estimular o diálogo e a reflexão por meio de técnicas simples de intervenção, e apresentar o DRPE como técnica de análise e intervenção na busca pela reflexão crítica e emancipação dos indivíduos. Isso permitirá aos alunos nova forma de diagnosticar a realidade de associações e dessa forma, esse caso apresenta-se como um material didático aos docentes de diversas áreas.
O caso contou com a observação-participante dos autores que proporcionou as observações das práticas de trabalho na Associação a partir do DRPE. Após a realização da intervenção, elaborou-se um relatório contendo todas as informações e observações que permitiu uma análise do histórico da associação e suas relações no ambiente de trabalho. Para embasar cientificamente o caso, contou-se com livros e artigos científicos que abordaram a importância do método e da teoria da ação comunicativa.
Gestão social, Gerência de cooperativas, Teoria das Organizações, Gestão de Organizações do Terceiro Setor; Tópicos em Comportamento Social; Relações de Trabalho e Negociação Coletiva e Extensão Universitária.
ALENCAR, E. Intervenção tutorial ou participativa? Cadernos de Administração Rural, Lavras, v. 2, n. 1, p. 23-43, jan./jun.1990 MENDES, M. M.; PASSADOR, C. S. Educação cooperativista, participação e satisfação dos cooperados: verdades incertas. In: Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo, 2010. Anais... Brasília DF: EBPC, 2010. PEREIRA, J. R. Diagnóstico Participativo em Cooperativas. IN: III Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social. Juazeiro/BA – Petrolina/PE. 2009.