Resumo

Título do Artigo

Avaliação de Desempenho no Setor Público: Oportunidades de pesquisa com base nas lacunas identificadas nos estudos de casos
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Avaliação de Desempenho
Setor Público
Estudos de Caso

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Vinicius Abilio Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós Graduação em Contabilidade
2 - Sandra Rolim Ensslin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

Para apoiar as organizações nos diversos ambientes, modelos de Avaliação de Desempenho (AD) podem ser utilizados por serem capazes de subsidiar o gerenciamento do desempenho que levará em consideração as realidades competitivas onde a organização opera (MENSAH; GEORGE, 2015). Estas atividades são fontes de contínuo debate em que acadêmicos procuram compreender melhor o processo de avaliação, enquanto praticantes buscam formas de aumentar a eficácia das avaliações (LONGENECKER; NYKODYM, 1996).
Tem-se o problema de pesquisa: Quais lacunas e oportunidades de pesquisa podem ser identificadas em estudos de caso e que são capazes de promover avanços na área avaliação de desempenho no setor público? O objetivo foi o de conhecer o que o fragmento da literatura de avaliação de desempenho, nas publicações científicas internacionais, desenvolveu sob a forma de estudos de caso no setor público, para assim, apontar lacunas a ser investigadas e venham a promover avanços nessa área de conhecimento.
A medição de desempenho compreende o uso de medidas financeiras, bem como não financeiras, ligadas à estratégia de negócios da organização, com consequências no comportamento das pessoas, nas capacidades organizacionais e desempenho (FRANCO-SANTOS et al., 2012). O uso de sistemas de medição e gestão de desempenho é frequentemente recomendado para facilitar a implementação da estratégia e melhorar o desempenho organizacional (MELNYK et al., 2014; DAVIS; ALBRIGHT, 2004).
O instrumento utilizado para alcançar o objetivo foi o Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C) por ser um processo estruturado de seleção e análise da literatura, onde se identificou 16 publicações que representam o fragmento de literatura de estudos de caso de avaliação de desempenho no setor público. Foram realizadas a análise bibliométrica e sistêmica, por meio de suas lentes. Após, realizou-se contribuições para a construção de conhecimento por meio das lacunas identificadas
Apesar da diversidade de autores, periódicos e instituições, não há autor prolífico; poucos periódicos apresentam em seu escopo Setor Público; o continente europeu quem apresentou mais interesse no assunto; as teorias da “New Public Management”, Contingência e Estabelecimento de Metas foram as mais identificadas. Além disso, os modelos apresentados, em geral, são genéricos, sem um contexto único, com baixa singularidade e reconhecimento do decisor, e sem evidenciar o status quo das organizações.
Foi possível identificar, como oportunidades de pesquisas, a construção de modelos que levem em consideração a singularidade de cada organização, objeto da AD e de cada gestor, indivíduo decisor dessa avaliação. Além disso, há uma escassez de pesquisas empíricas que descrevam em detalhes os sistemas e processos utilizados em diferentes níveis de governo para medir e gerenciar o desempenho. É possível concluir que a avaliação de desempenho no setor público é um campo ainda a ser explorado.
BITITCI, U. S. et al. Performance measurement: challenges for tomorrow. International Journal of Management Reviews, v. 14, n. 3, p. 305-327, 2012. FRANCO-SANTOS, M. et al. Towards a definition of a business performance measurement system. International Journal of Operations & Production Management, v.27, n.8, p.784-801, 2007. MELNYK, S. A. et al. Is performance measurement and management fit for the future?. Management Accounting Research, v. 25, n. 2, p. 173-186, 2014.