Resumo

Título do Artigo

Iniciativa MobiLab: Caracterização e Inovações Tecnológicas Potenciais a Questões Ambientais
Abrir Arquivo

Palavras Chave

MobiLab
Inovação
Mobilidade Sustentável

Área

Tecnológica

Tema

Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Rafael Antonangelo Molina
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

Motivada pelos protestos de junho de 2013, a cidade de São Paulo criou o MobiLab, iniciativa de fomento a introdução de inovações na gestão pública por meio do estímulo ao ecossistema empreendedor e ao trabalho colaborativo entre órgão gestor e startups da área de TI sobre a mobilidade urbana. Em 2015 houve o lançamento de um edital por projetos em TI a serem fornecidos por empreendedores, onde esse relato técnico busca identificar potenciais inovações no monitoramento de impactos ambientais.
Assumindo a aplicação de tecnologias de informação e comunicação sobre o transporte como definição de sistemas inteligentes de transporte – ITS, no que tange ao transporte público por ônibus São Paulo apresenta-se como um adotante inovador de tecnologias, com grande influência as demais cidades do Brasil. Isso gera a expectativa de que a adoção de inovações, sejam tecnológicas ou modelos de obtenção dessas junto ao ecossistema de empreendedorismo, gere uma tendência de replicação pelo país.
Já existem uma série de ações por parte da cidade no monitoramento do impacto ambiental da operação dos ônibus municipais, com potencial de digitalização, e seus consequentes ganhos, pelo uso de tecnologias de ITS. Além disso, existe espaço para monitoramento de impactos ainda não mensurados pelos atuais processos. Esses dois fatores abrem a oportunidade de inserção de inovações em ITS na operação do transporte público paulistano.
O relato técnico propõe a análise dos projetos demandados pelo edital publicado pelo MobiLab, com vista na identificação de possibilidade de obtenção de inovações no monitoramento de impactos ambientais do serviço de transporte público municipal. Essa análise focou em 9 dos 14 projetos demandados, pela aderência de aplicação desses a circulação de ônibus em São Paulo.
Identificou-se que a especificação das entregas dos projetos demandados pelo edital divulgado pelo MobiLab, bem como seu meio de avaliação e público alvo permitiria a introdução de inovações de ITS aplicados ao monitoramento de impacto ambiental do transporte público sobre pneus, a partir de startups e do ecossistema de empreendedorismo inovador como um todo.
O relato traz a caracterização do MobiLab e de um dos seus instrumentos de estímulo a indução de inovações tecnológicas na gestão pública do transporte público de São Paulo, o que apresenta ineditismo. Fica evidente a potencialidade de inovação em ITS para monitoramento ambiental pela demanda dos projetos dentro do edital divulgado pelo MobiLab e abre-se espaço para trabalhos futuros relativos as propostas vencedoras no certame e ao uso de instrumentos de estímulo à inovação da iniciativa.