Resumo

Título do Artigo

PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS NACIONAIS DISPONIBILIZADAS NA BASE ATENA SOBRE O TEMA GESTÃO DE RISCOS DE 2000 A 2015
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de riscos
Produção acadêmica
Periódicos científicos nacionais

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Henrique César Melo Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Ministro Reis Velloso, Parnaíba-PI
2 - Rosany Corrêa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) - Campus Torquato

Reumo

O risco é evidenciado como um indicador negativamente correlacionado com o endividamento. Sendo assim, gerenciar o risco é uma capacidade necessária que as organizações precisam contemplar e a gestão do risco é um dos principais fatores para a perpetuidade de qualquer organização, pois leva a uma ampla gama de tomadas de decisões por parte dos gestores, para mitigar os riscos destas organizações.
Este estudo, tem como objetivo investigar o perfil e as particularidades da produção acadêmica do tema gestão de riscos divulgada nas revistas cientificas disponibilizadas na Base Atena de 2000 a 2015. Realça-se com isso a questão de pesquisa que norteará o citado estudo: Qual o perfil e as particularidades da produção acadêmica do tema gestão de riscos divulgada nas revistas cientificas disponibilizadas na Base Atena de 2000 a 2015?
A gestão de riscos é um dos instrumentos e fatores necessários e basilares para a continuidade dos negócios de qualquer entidade, sendo assim, é considerado um assunto contemporâneo e proeminente, pois tem sido objeto de grande atenção no mercado financeiro e na comunidade acadêmica, em especial pela evolução das técnicas de calculo e gerenciamento de risco que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos. A gestão de riscos é fundamental para o equilíbrio da administração das organizações.
Utilizou-se as técnicas de análise bibliométrica e sociométrica. O citado estudo focou na Base Atena para realizar as buscas dos periódicos científicos da área de contabilidade e afins, e consequentemente dos artigos que versavam em seu bojo sobre o tema gestão de riscos de 2000 a 2015. Usou-se as palavras-chave: gestão de risco, gerenciamento de risco, análise de risco, risco operacional, para busca dos artigos, no título, resumo e palavras-chave.
Os resultados mostram e dão destaque a Revista de Contabilidade & Finanças da USP e a Revista de Contabilidade, Gestão e Governança da UnB, e sendo assim, estes periódicos ficam como os mais profícuos neste estudo. Tal fato, impactou na produção de artigos das IESs, colocando em evidencia as IESs: USP e UnB neste estudo. E no que versa a centralidade de grau, estas mesmas IESs ficaram novamente em foco.
Conclui-se, uma visão macro da produção acadêmica do tema gestão de riscos, divulgada nas revistas científicas da área de contabilidade da Base Atena de 2000 a 2015. O que leva este estudo a contribuir para a literatura acadêmica brasileira, com informações contemporâneas sobre o tema ora investigado, proporcionando um norte para pesquisadores seniores e principalmente para os pesquisadores iniciantes que desejam fazer estudos sobre a temática gestão de riscos e temas inerentes ao mesmo.
DARÓS, L. L; BORBA, J. A. Evidenciação de instrumentos financeiros derivativos nas demonstrações contábeis: uma análise das empresas brasileiras. Revista Contabilidade & Finanças, v. 16, n 39, p. 68-80, 2005. KIMURA, H. Ferramentas de análise de riscos em estratégias empresariais. RAE-eletrônica, v. 1, n. 2, p. 1-14, 2002. TRAPP, A. C. G.; CORRAR, L. J. Avaliação e gerenciamento do risco operacional no Brasil: análise de caso de uma instituição financeira de grande porte. Revista Contabilidade & Finanças, v. 16, n. 37, p. 24-36, 2005.