Resumo

Título do Artigo

Avaliação da hospitabilidade por intermédio da empatia e das preferências comportamentais
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Palavras Chave

Hospitalidade
Hospitabilidade
Empatia

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Gilberto de Araujo Guimarães
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olimpia
2 - Elizabeth Kyoko Wada
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - PPG em Hospitalidade
3 - Luiz Octávio de Lima Camargo
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - PPG em Hospitalidade

Reumo

Hospitalidade está fortemente relacionada com serviços e requer um intenso relacionamento entre anfitriões e hospedes. Por isso, o componente humano é um dos ingredientes mais importantes para que haja percepção de uma experiência positiva. O estudo parte do pressuposto que, por ser a hospitalidade uma relação interpessoal, pode ser avaliada por intermédio da empatia.
Hospitalidade é relacionamento. É aceitar ou pelo menos não rejeitar o outro. Esse outro será aceito se for percebido como semelhante e não como estranho e ameaçador. Essa avaliação é feita pela empatia. A proposição é que a empatia e, as características comportamentais associadas, estão relacionadas com a hospitabilidade. Objetivo é criar uma ferramenta que possa prever e medir a hospitabilidade, através da avaliação da capacidade de percepção empática e das preferências comportamentais.
Telfer (2000) definiu hospitabilidade como um traço de personalidade. Blain (Blain e Lashley, 2014), desenvolveu um instrumento com as várias interações do processo da hospitalidade. Tasci e Semrad (2015) criaram três fatores, os 3-Hs da hospitabilidade. Empatia é a capacidade de compreender e se identificar com as sensações e emoções de outra pessoa (Hoffman, 1987). As características que definem hospitabilidade, podem ser associadas com o fenômeno da empatia.
Foi utilizado um método misto, com dois tipos de dados; 1) dados secundários, recuperados na pesquisa dos autores que definiram hospitabilidade, 2) resultantes de pesquisa quantitativa. Foram feitos 221 testes de avaliação comportamental com o questionário - Dominance Instrument - de 120 perguntas, baseado nos conceitos de Herrmann (1990). Os testes foram realizados de janeiro a junho de 2016. Os participantes trabalhavam em empresas de vários setores econômicos e áreas de atividade.
23% dos participantes apresentou um perfil comportamental Relacional e interpessoal. Outros 28,5% apresentaram esse perfil como segunda preferencia. As atitudes associadas a esse estilo são praticamente as mesmas atitudes definidas para a hospitabilidade. Pessoas que apresentam esse perfil são as que têm a possibilidade de serem mais hospitaleiras. Existe forte relação entre empatia e hospitabilidade. A ferramenta pode ser usada como meio de avaliar a capacidade de alguém ser mais hospitaleiro.
A hospitabilidade pode ser avaliada pela percepção empática. A capacidade de se ter uma maior percepção empática pode ser avaliada e medida pelas preferências comportamentais predominantes. Consequentemente, a capacidade de alguém ser mais ou menos hospitaleiro pode ser avaliada e prevista pelas preferências comportamentais. Esta conclusão também nos leva a pensar em investigar além das características individuais, e avaliar a situação do encontro e a disposição emocional ele se realiza.
BLAIN, M; LASHLEY, C. Hospitability: the new service metaphor? Developing an instrument for measuring hosting. Research in Hospitality Management, v. 4, n. 1/2, p.1-8, 2014. TASCI, A. D; SEMRAD, K. J. Developing a scale of hospitabilidade: A tale of two worlds. International Journal of Hospitality Management, v.53, p. 30-41, 2016. TELFER, E. The philosophy of Hospitabilidade. In: LASHLEY, C. (Ed.) In Search of Hospitality: Theoretical perspectives and debates. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2000