Resumo

Título do Artigo

DESEMPENHO ACADÊMICO DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO: o caso de uma instituição federal de ensino superior
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Palavras Chave

Desempenho acadêmico
Ensino superior
Administração

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Genero, Diversidade e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Thiago Cavalcante Nascimento
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA)
2 - Joana Elisa Bauer Zavelinski
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Reitoria
3 - Andréa Torres Barros Batinga de Mendonça
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Programa de Pós-graduação em Administração - PPGADM

Reumo

O ensino superior brasileiro passou por acentuado processo de crescimento a partir dos anos 2000, por meio de uma série de ações afirmativas e políticas do governo federal, que culminou em diversos questionamentos sobre qualidade dos cursos, satisfação dos alunos e processos pedagógicos de formação. No entanto, poucos estudos têm se dedicado a responder esses questionamentos e relacionar os elementos para compreender os elementos inseridos no processo de formação e desempenho acadêmico.
Problema: Quais os elementos que apresentam relação com o desempenho acadêmico de discentes de Administração, contemplando variáveis presentes na legislação de ingresso em universidades federais e elementos sócio demográficos? Objetivo: identificar elementos que apresentem relação com o desempenho acadêmico de discentes de Administração, contemplando variáveis presentes na legislação de ingresso em universidades federais e elementos sócio demográficos.
A primeira discussão que se faz é em relação às políticas públicas e ações afirmativas de ensino superior no Brasil, apresentando o contexto político-institucional em que a instituição de ensino superior no qual o estudo foi realizado está inserida. A segunda seção discute o marco teórico de desempenho acadêmico de discentes e possíveis fatores de influência, ressaltando estudos anteriores, majoritariamente internacionais, uma vez que, essa vertente de estudo ainda é incipiente no Brasil.
A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva e pode ser considerada censitária, uma vez que contemplou dados de todos os discentes ativos matriculados em dois cursos de Administração ofertados pela instituição. Para identificação do desempenho estudantil, fez-se uso do coeficiente de rendimento acadêmico de cada aluno. Outras variáveis de destaque são: escore obtido no processo seletivo, gênero, tipo de escola que frequentou e categoria de ingresso na universidade, entre outras.
Entre os principais resultados, destaca-se o fato de as mulheres apresentarem desempenho acadêmico superior aos homens nos cursos de Administração investigados. Tanto no ambiente geral, quanto nas cidades Alpha e Beta o escore médio é superior para alunos que frequentaram escolas privadas. Outro destaque corresponde a ausência de diferenças estatísticas entre o desempenho de alunos oriundos da cota de escola pública em relação aos alunos que ingressaram por ampla concorrência.
Os resultados obtidos nesta pesquisa levantam questionamentos para estudos futuros, como a influência do gênero no desempenho dos universitários em diferentes cursos e influência do ingresso por cotas. Apesar de alunos de escolas públicas auferirem, em diversos exames, resultados inferiores em relação a conhecimentos de ensino fundamental e médio questiona-se as razões que fazem com que alunos de escolas públicas e privadas tenham desempenho acadêmico similar nos cursos de Administração.
MACHADO, Rosaly; MACEDO, Juliano. Qualidade do ensino superior em administração: avaliação dos egressos de uma universidade pública na região do PR. Revista Espacios, v.34, n.3, 2013. STEELE-JOHNSON, Debra; LEAS, Keith. Importance of race, gender, and personality in predicting academic performance. Journal of Applied Social Psychology, v.43, p.1736-1744, 2013. SEVERINO, Antônio J. Expansão do ensino superior: contextos, desafios e possibilidades. Avaliação, v.14, n.2, p.253-266, jul. 2009.