Resumo

Título do Artigo

FATORES DE INSUCESSO NA PARCERIA ENTRE CONSULTORIAS EMPRESARIAIS E EMPREENDEDORES EM SANTANA DO LIVRAMENTO-RS
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Palavras Chave

Consultoria Empresarial
Relação consultor-cliente
Insucesso

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Leonardo Caliari
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento-RS
2 - Laura Alves Scherer
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramento
3 - Silvia Amélia Mendonça Flores
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramento

Reumo

Considerando o contexto da gestão empresarial e o ambiente de competitividade, surge a importância das atividades de consultoria para auxílio aos empreendedores. Contribuindo para o desenvolvimento econômico, as consultorias concedem aos gestores a oportunidade de projetar decisões mais eficazes na administração de sua empresa. Por este motivo é importante estudar o papel das consultorias e sua relação com os empreendedores, a fim de identificar os fatores de sucesso e insucesso.
O presente estudo tem por objetivo analisar os fatores que acarretam no insucesso da relação entre consultorias empresariais e empreendedores em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul. Busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: quais os fatores que acarretam no insucesso na relação entre consultorias empresariais e empreendedores em Santana do Livramento-RS?
A literatura tem investigado aspectos que podem reduzir as taxas de mortalidade das empresas, especialmente as Micro e Pequenas. Com isso, tem sido ressaltado as consultorias e a boa relação consultor-cliente. Assim, fatores podem gerar insucesso na relação consultoria e empreendedor especialmente a conduta da consultoria e resistência a mudanças do cliente. Destaca-se a importância de analisar o perfil do consultor e instigar a confiança no consultor por parte dos gestores.
A metodologia consiste em uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem qualitativa e utilização do método comparativo. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, do qual foram entrevistados cinco consultores e cinco empreendedores que já contrataram algum serviço de consultoria.
Constatou-se que os principais fatores de insucesso ressaltados referem-se ao pré-diagnóstico mal feito por parte do consultor e a falta de comprometimento do cliente. Além destes, o fato do empreendedor não estar preparado para receber uma consultoria, a falta de disseminação dos líderes para os colaboradores sobre os benefícios da consultoria, a não definição de um responsável para aplicar o que é solicitado pelo consultor, e a má qualidade dos serviços prestados por consultores.
Notou-se que a culpa pelo insucesso é passada do consultor para o cliente e vice-versa, embora os consultores concordem que há muitos profissionais que realizam maus trabalhos e acabam manchando a imagem do serviço de consultoria empresarial. Assim, há uma concordância nas opiniões dos consultores e dos empreendedores entrevistados em relação às causas do insucesso, sendo que, além do fator consultores inexperientes e que prestam serviços de má qualidade, também concordaram no fator “primeiro contato”, considerada etapa mais importante para consolidar a boa relação entre consultor e cliente.
Como principais referências consultou-se Almeida e Feitosa (2007); Carvalho, Araújo e Rezende (2008); Leite et al. (2009), Silva Júnior et al. (2012); Borges e Oliveira (2014) e Ralio e Donadone (2015).