Resumo

Título do Artigo

Análise da Aplicação de Design Thinking no Desenvolvimento de um Projeto de Orientação Profissional para Jovens
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Palavras Chave

Design Thinking
Orientação profissional
Inovação social

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Humanas, Culturais e Sociais da Inovação

Autores

Nome
1 - Jézer Airilam Souza Franco
FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECÂNICA (FTT) - São Bernardo do Campo
2 - Bruna Maria da Cunha Cardoso
FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECÂNICA (FTT) - São Bernardo do Campo
3 - Camila Mariane Costa Silva
FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECÂNICA (FTT) - Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Reumo

A orientação profissional costuma ter foco na profissão que está sendo mostrada no momento da orientação. Os jovens que eventualmente recebem essas informações nem sempre se interessam pela orientação passada. É possível crer que o desenvolvimento de uma nova forma de expor as informações relacionadas à carreira e às profissões, de maneira a alcançar efetivamente os jovens, seria um modo de iniciar uma mudança neste cenário e talvez até aumentar o percentual de jovens que buscam a graduação.
Como a metodologia Design Thinking pode ser aplicada a uma orientação profissional para jovens? Que benefícios os valores e estrutura dessa metodologia são capazes de agregar a este contexto? Assim, este artigo tem como objetivo aplicar e analisar os impactos da metodologia Design Thinking em uma ação de orientação profissional para jovens entre 15 e 25 anos.
São abordados três conceitos. A inovação é equilibrar criatividade e disciplina para efetivamente fazer com que as coisas aconteçam (BESSANT; TIDD, 2009). O Design Thinking tem por objetivo promover o bem-estar na vida das pessoas e sua principal tarefa é identificar problemas e gerar soluções (VIANNA et al., 2012). A orientação profissional busca promover melhor gerenciamento de sentimentos para propor reflexão e autoconhecimento a respeito da profissão a ser escolhida (OLIVEIRA; PESSOA, 2013).
Esta pesquisa tem uma abordagem exploratória e é qualitativa – pois foram utilizados, sobretudo, dados obtidos por meio de entrevistas e observação. A estratégia de pesquisa utilizada para o desenvolvimento deste estudo foi a pesquisa-ação. Esta estratégia envolve os pesquisadores e os grupos interessados nos mais variados momentos da pesquisa. Os procedimentos foram realizados de acordo com o ciclo da pesquisa-ação.
Na ação promovida neste estudo era esperado o desenvolvimento de um projeto de orientação que proporcionasse integração e entretenimento aos participantes, além de informações sobre carreira e estudos, que fosse interessante. A utilização dos princípios da metodologia DT foi fundamental para o desenvolvimento de uma orientação profissional mais adequada ao público-alvo. Percebeu-se que os jovens orientados mostraram mais interesse pela escolha da carreira profissional e estavam mais desinibidos.
O Design Thinking se mostrou eficaz no desenvolvimento do projeto realizado. Isto pode indicar que esta metodologia tem potencial de oferecer boas oportunidades para condução de outros projetos sociais inovadores. Enquanto as abordagens tradicionais tratam um problema de forma superficial, no DT o problema é analisado em profundidade para compreensão de relações e fatores influenciadores, antes de se propor soluções. Tal abordagem se mostra fundamental para mapear problemas complexos.
BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e Empreendedorismo. São Paulo: Bookman, 2009. OLIVEIRA, Natalia de Q.; PESSOA, Roberto C. A Importância da Orientação Profissional para o Direcionamento de Carreira na Adolescência. Bahia: Psicologia, 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2016. VIANNA, Maurício; VIANNA, Ysmar; ADLER, Isabel K.; LUCENA, Brenda; RUSSO, Beatriz. Design Thinking: inovação nos negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.