Resumo

Título do Artigo

IDENTIFICAÇÃO DE FATORES DE QUALIDADE EM MOBILE COMMERCE NO CONTEXTO BRASILEIRO
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Palavras Chave

M-commerce
Fatores de qualidade
Adoção

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Inovações em TIC e Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Rafael Tezza
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
2 - Gabriel de Andrade Conradi Barni
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
3 - Tiago Duarte Ferreira
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
4 - Fernando de Farias Krautler
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG

Reumo

M-commerce é a compra e venda de bens e serviços através de dispositivos móveis. O crescimento do m-commerce tem motivado uma melhor compreensão dos requisitos de qualidade influenciadores da adoção deste comercialmente. Este interesse tem-se justificado pois atualmente diversas transações financeiras pela web tem sido realizada por dispositivos móveis e, com a remodelagem do leiaute das lojas virtuais para se adaptar aos dispositivos móveis, que possuem uma tela menor, a tendência é que os indivíduos aproveitem a praticidade em realizar compras mais rápidas e com menos esforço.
Um dos questionamentos que se fazem no m-commerce trata-se de identificar fatores que levam o consumidor a adotar um comportamento de compra de bens e/ou serviços por dispositivos móveis a fim de auxiliar as empresas na definição de estratégias de entrada e expansão neste mercado. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é identificar e discutir os fatores que permeiam a adoção, pelos usuários, do comércio eletrônico por dispositivos móveis.
São abordadas teorias que buscam explicar o que leva um indivíduo a adotar determinado comportamento. As principais são a TRA-Theory of Reasoned Action, TAM -Technology Acceptance Model, TPB-Theory of Planned Behavior e UTAUT-Unified Theory of Acceptance and Use of Technology, em que as 3 últimas derivam da primeira. A segunda é um modelo proposto por Davis (1985) que coloca as variáveis Facilidade de Uso e Utilidade como determinantes para um comportamento. A UTAUT, de Venkatesh (2003), e a TPB propõem que, dentre outras variáveis, a Influência Social leva a um comportamento.
Inicialmente, realizou-se uma revisão da literatura. No total, foram encontrados, após leitura dos títulos, palavras-chave e resumos com o objetivo de filtrar os materiais, 49 artigos que serviram de base para criação de um questionário, formado inicialmente por 28 itens. O questionário foi aplicado a uma amostra de 311 estudantes universitários que já haviam utilizado o m-commerce. A análise dos dados se deu por meio de uma análise fatorial exploratória, cujo objetivo foi identificar os fatores que levam à adoção do m-commerce.
Foram identificados os fatores Facilidade de Uso, Confiança, Utilidade, Influência Social e Custo. O primeiro e terceiro corroboram a TAM, enquanto o fator Influência Social corrobora a TRA, TPB e UTAUT. O fator que mais apareceu nos artigos encontrados pela revisão da literatura foi Facilidade de Uso, enquanto Custo foi identificado por apenas 4 estudos. Destacando a importância local do custo e influência social Estes resultados se aplicam a uma amostra com perfil de idade entre 18 e 22 anos e renda familiar mensal em torno de R$4000,00.
Observa-se que os fatores encontrados no contexto desta pesquisa também estão presentes em outros estudos. Não foram identificados novos fatores, porém alguns, como Custo, estão presentes em poucos artigos, sendo, portanto, uma característica particular encontrada e ainda reforça o peso da influência social neste contexto. A maior limitação desta pesquisa é o tipo de amostra não probabilística. Por conta disso, recomenda-se que sejam realizados outros estudos semelhantes para diferentes amostras, a fim de verificar se os fatores encontrados se assemelham aos desta pesquisa.
DAVIS, F. D. A technology acceptance model for empirically testing new end-user information systems: theory and results. Sloan School of Management, Massachussets Institute of Technology, 1985. Tese de Doutorado. VENKATESH, Viswanath. User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View. Management Information Systems Research Center. Minnesota, p. 425-478, 2003.