Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E MARKETING: uma análise no Qoma Food Trailer
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Palavras Chave

Inovação
Marketing
Comida de rua

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - Amanda de Albuquerque Queiroga Freire
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA (IESP) - BR 230
2 - RODRIGO GONÇALVES LUCENA
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA (IESP) - João Pessoa

Reumo

As inovações apresentam também significativo papel não somente para as organizações, mas também para a sociedade de maneira geral, tendo em vista que as descobertas realizadas por indivíduos inovadores auxiliam no progresso dessa sociedade e cada vez mais suscita outros empreendedores a desenvolver novas ideias, bem como a necessidade de qualificar outros para também prosperarem com novas soluções aos diversos desafios apresentados (SOUSA, 2006). A comida de rua está espalhado pelo mundo inteiro e recentemente, no Brasil, esse conceito vem sendo cada vez mais explorado e aceito pela sociedade.
Busca-se aprofundar os estudos em relação às iniciativas empreendedoras aliadas à inovação e o desenvolvimento das estratégias de marketing em uma empresa que aproveitou uma oportunidade do mercado, que foi a explosão do segmento de comida de rua, para ampliar sua atuação e obter vantagens competitivas. O problema de pesquisa proposto: Quais são as estratégias de marketing e inovação desenvolvidas pelo Qoma Food Trailer para explorar o mercado?. Tendo como objetivo conhecer as estratégias de marketing e inovação desenvolvidas pelo Qoma food Trailer para explorar o mercado.
Cabe aos empreendedores a escolha do caminho que permitirá ao seu empreendimento a obtenção dos melhores resultados dentro das inúmeras opções que podem existir. No que diz respeito ao crescimento, pode ser desde a melhoria nos produtos ou serviços ofertados, como também nos processos produtivos e organizacionais (LONGENECKER, 1997; DORNELAS, 2008). A inovação pode ser caracterizada pelas habilidades de combinar relações, identificar oportunidades e se beneficiar com elas. Estabelecer relações, detectar oportunidades e tirar proveito delas(BESSANT; TIDD, 2015).
Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, a partir de um estudo de caso único, envolvendo um empreendimento, o “Qoma Food Trailer” atuante na cidade de João Pessoa-PB. A seleção do caso se deu pelo fator acessibilidade e por sua peculiaridade,os entrevistados são proprietários de um consolidado restaurante e decidiram explorar uma oportunidade de mercado, investindo em um Trailer (GODOY, 1995; YIN, 2010). A principal técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada e o sujeito de pesquisa foi o Chef e proprietário Filipe Rodriguez.
O projeto do Qoma Food Trailer surgiu através de uma situação imposta pelo ambiente. Há cerca de um ano, houve um grande aparecimento de empreendimentos de comida de rua em João Pessoa, comercializando alimentos, ocorrendo na cidade diversos eventos de comida de rua, com grande procura por parte da população que buscavam alimentos de qualidade a preços acessíveis.A partir da queda do movimento em seu restaurante, e a grande procura por parte dos clientes pelos food trucks, evidenciado pelo o sucesso dos eventos em que participavam, surgiu a necessidade de investir na área.
Depois de seis anos de atuação, tendo uma clientela fiel e uma marca consolidada, o Quintal Restô sofreu uma grande queda na frequência de seus clientes, restando aos seus proprietários buscar alternativas para sobreviver à situação crítica enfrentada, com um trailer equipado com todos os equipamentos mais modernos necessários para oferecer nas ruas pratos da culinária contemporânea com a assinatura do Quintal Restô, para agregar ainda mais valor e diferencial, um iniciativa empreendedora e inovadora para ajudar na sobrevivência e trazendo vantagens competitivas.
BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2015. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo Corporativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. FERRELL, O. C., HARTLINE, M. D. Estratégia de marketing. São Paulo: Thomson Learning, 2006. LONGENECKER, Justin G. et al. Administração de pequenas empresas. São Paulo: Thomson Learning, 2007. MESQUITA, J. M. C.; LARA, J. E. O preço como fator de diferenciação: análise do setor supermercadista. RAUSP, v. 42, n. 1, p. 42-51, 2007. SOUSA, J. C. Processo de inovação em abordagem multidisciplinar. Gestão.Org, v. 4, n. 2, Mai./Ago. 2006.