Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E DO ESTILO DE LIDERANÇA NESSE PROCESSO.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capacidade de Aprendizagem Organizacional
Estrutura Organizacional
Estilo de Liderança

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Tatiane de Andrade Neves Hörbe
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Celina Hoffmann
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Emanuelly Comoretto Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração
4 - GILNEI LUIZ DE MOURA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciencias Administrativas

Reumo

A capacidade de aprendizagem de uma organização depende de um conjunto de orientações, características e práticas de gestão que potencializam uma maior ou menor probabilidade para que ocorra a aprendizagem. Assim, descobrir as formas pelas quais o processo de aprendizagem organizacional pode ser estimulado e investigar como o conhecimento organizacional pode ser administrado para atender de forma superior a suas necessidades estratégicas tem se tornado um grande desafio para as organizações. No qual, considera-se neste trabalho o papel da estrutura organizacional e do estilo de liderança.
Problema de pesquisa: “De que forma as dimensões da estrutura organizacional e o estilo de liderança adotado pelos gestores influenciam a capacidade de aprendizado organizacional em uma empresa ganhadora do Prêmio Nacional da Qualidade?”. Objetivo: analisar a influência da estrutura organizacional e do estilo de liderança na capacidade de aprendizado organizacional em uma empresa ganhadora do Prêmio Nacional da Qualidade.
Portanto, organizações que assumem o aprendizado como uma ferramenta estratégica devem atentar para a configuração de sua estrutura organizacional, pois dependendo de sua modelagem, ela pode atuar como um fator facilitador ou dificultador do aprendizado organizacional. Além da estrutura organizacional, a liderança, também é apontada como um fator que assume importância no processo de aprendizado organizacional, no qual devem fornecer visão, motivação, sistemas e estruturas em todos os níveis da empresa que atuem como facilitadores para a conversão do conhecimento em vantagens competitivas.
Realizou-se uma pesquisa de carácter descritivo, a partir de uma abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário elaborado, a partir dos modelos: Escala de Aprendizado Organizacional, desenvolvida por Goh e Richard (1997) e validada no Brasil, por Angelim e Guimarães (2003), Escala de Estrutura Organizacional, baseada no modelo de Hage e Aiken (1967) e Nahm et al. (2003) e Escala de Avaliação do Estilo Gerencial desenvolvida por Melo (2004). Os dados foram analisados por meio de análise de médias, análise fatorial e de regressão.
As análises de regressão múltiplas revelaram dois modelos válidos. No modelo 1, a presença da variável Centralização-Tomada de Decisão exerce poder de explicação no Fator 2 de Aprendizado Organizacional- Incentivo da liderança a participação na tomada de decisão e resolução de problemas em grupo. Já no modelo 2, a presença das variáveis Integração- Comunicação e Estilo de Liderança Situacional exercem poder de explicação para a Clareza de Propósito e Missão.
Assim, demonstrou-se que a estrutura organizacional e o estilo de liderança exercem influência no aprendizado organizacional, contribuindo com evidências para a literatura de aprendizado organizacional e seus fatores antecedentes, bem como com contribuições práticas gerenciais para as organizações que pretendem evoluir em seus níveis e maturidade gestão, por meio do aprendizado organizacional.
GOH, S.; RICHARDS, G. Benchmarking the Learning Capability of Organizations. European Management Journal. v. 15, n.5, p.575-583, 1997. NAHM, A. Y.; VONDEREMBSE, M. A.; KOUFTEROS, X. A. The impacto f organizational structure on time-based manufacturing and plant performance. Journal of Operations Management, v.21, n.3, p. 281-306, 2003. MELO, E. A. A. Escala de avaliação do estilo gerencial (EAEG): desenvolvimento e validação. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 4, n. 2, p. 31-62, julh/dez., 2004