Resumo

Título do Artigo

GERAÇÃO DE IDEIAS NO PROCESSO DE INOVAÇÃO COLABORATIVA: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA MULTINACIONAL
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Palavras Chave

processos de inovação
geração de ideias
inovação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização e Processos para Inovação

Autores

Nome
1 - Miriam Martin
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Cidade Universitaria - Butanta
2 - Jane Aparecida Marques
EACH-USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo - EACH - Curso de Marketing

Reumo

Este estudo se propõe a identificar os fatores que permitam melhorar a etapa de geração de ideias de um dos processos de inovação da empresa DuPont na América Latina, com ênfase no método atualmente aplicado e nos participantes envolvidos, de forma a identificar sugestões e melhorias. No que tange à inovação, pesquisadores indicam que a busca das empresas é pela ideia de maior valor. Dessa forma, na fase de geração de ideias o objetivo principal é gerar, capturar, e selecionar a melhor ideia
A empresa estudada utilizou o processo de inovação denominado Emerging Markets Growth Initiatives (EMGI) durante doze anos, com o objetivo de promover a inovação colaborativa entre unidades de negócios para mercados emergentes. Com o passar do tempo houve a diminuição de ideias inovadoras que atendessem ao objetivo e, em face desse problema, este estudo foi conduzido com o propósito de identificar melhorias na etapa de geração de ideias, no que tange ao método aplicado e aos seus participantes.
Para este estudo o referencial teórico focou em processos de inovação e suas fases, especialmente na fase de pré-desenvolvimento ou Front End of Innovation (FEI), na qual se encontra a etapa de geração de ideias. Dentro dessa fase estudou-se como a criatividade, o método de brainstorming para gerar ideias inovadoras e a diversidade dos participantes, tanto internos quanto externos à organização, podem afetar todo o processo.
Adotou-se o método de estudo de caso, com finalidade exploratória. A coleta de dados primários utilizou a abordagem de pesquisa qualitativa, com observação direta e entrevistas em profundidade semiestruturadas com uma amostra intencional não probabilística de onze participantes do processo. A análise dos dados utilizou a análise de conteúdo, sendo as respostas das entrevistas agrupadas em categorias e as menções de cada entrevistado analisadas, de forma comparativa, com o embasamento teórico
O processo EMGI adotado cumpria todas as fases e empregava diversos métodos de brainstorming para geração de ideias, com o intuito de identificar qual o mais adequado. Os participantes no processo eram predominantemente funcionários e constatou-se a repetição de alguns participantes ao longo dos ciclos, o que foi considerado um dos fatores para diminuição no volume de ideias. Colaboradores externos foram incluídos com moderação já que a proteção da propriedade intelectual era imprescindível.
Conclui-se que o método aplicado não afetou o desempenho do processo, mas que a repetição dos participantes pode ter sido um limitante após doze anos de execução. A proteção da propriedade intelectual foi cuidadosamente observada na inclusão de colaboradores externos. Como não há consenso entre os respondentes pressupõe-se que a inclusão de participantes externos deve ser considerada caso a caso, haja vista também as políticas governamentais vigentes para a proteção de propriedade intelectual.
Sobre processos de inovação: Cooper (1988, 2008) e Cooper e colaboradores (1986, 2002); os estudos de Amabile (1988, 1998) quanto à criatividade. Na etapa de geração de ideias destacam-se Paulus e Yang (2000) e Paulus e Brown (2007) em relação ao método de brainstorming. Quanto aos participantes destacam-se Chesbrough (2003, 2004), Von Hippel (2005), Prahalad e Ramaswamy (2004), Koen e autores (2002), Hansen e Birkinshaw (2007), Gassman, Enkel e Chesbrough (2010) e Gassmann e Schweitzer (2014).