Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO SOBRE APOSENTADORIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Significados da aposentadoria
Envelhecimento
Decisão

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Anne Cristine Cavalcanti da Silva
FACULDADE BOA VIAGEM (FBV) - Recife
2 - Diogo Henrique Helal
Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ - Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte

Reumo

O fenômeno aposentadoria se insere no debate mundial sobre envelhecimento, o qual veio à tona pelo aumento da expectativa de vida e pela diminuição da taxa de natalidade que se tornaram realidade em muitos países, inclusive no Brasil. Fatores psicológicos que estão por trás da decisão de se aposentar e como as instituições podem lidar com esse momento foram inquietações que instigaram a realização desta pesquisa.
O aumento da longevidade contribui para a importância sobre o tema, na medida em que proporciona um longo caminho de vida pós-aposentadoria, o qual repercute nas esferas econômica, psicológica e social. Este artigo teve como objetivo investigar a percepção sobre aposentadoria dos servidores participantes do programa de preparação para aposentadoria de uma instituição pública do estado de Pernambuco e identificar os significados sobre o tema que os fazem não optar pela decisão de se aposentar.
Pesquisas apontam que falar em aposentadoria é para muitos um momento difícil, principalmente para aqueles que nunca se planejaram para esta etapa da vida, seja pela diminuição da renda advinda com a aposentadoria, pela perda ou redução dos contatos sociais estimulados pelo trabalho ou pela desobrigação de uma rotina vivenciada por vários anos, tendo como eixo central o exercício do trabalho formal (BITENCOURT et al., 2011; GIRARDI, 2011; ZANELLI; SILVA; SOARES, 2010).
Para esta pesquisa, adotou-se a metodologia qualitativa, com entrevista semiestruturada e observação não participante dos encontros do grupo como instrumentos de coleta de dados. Foram entrevistados sete sujeitos (06 mulheres e 01 homem), com faixa etária entre 58 e 69 anos e tempo de serviço público predominante de mais de 28 anos. Todas as entrevistas foram gravadas, transcritas literalmente e submetidas a análise temática, uma das técnicas de Análise de Conteúdo.
Na análise das entrevistas foram identificadas duas grandes categorias que melhor ilustraram as falas dos participantes: significados da aposentadoria e envelhecimento, aposentadoria e capacidade para o trabalho. A concepção da aposentadoria parece estar ligada as ideias de envelhecimento, inutilidade, perda dos vínculos sociais, e, até mesmo, proximidade da morte; e aliados à perda financeira, estes significados estão por trás da não opção pela aposentadoria após o atingimento dos requisitos.
Pôde-se perceber a complexidade que envolve a decisão pela aposentadoria, a qual é permeada por questões psicológicas, sociais e econômicas, assim como a importância da identidade ocupacional na vida dos sujeitos, sendo o trabalho sinônimo de vida e utilidade. Com o crescente aumento da longevidade da população brasileira, e a recente e paulatina mudança na concepção da velhice, reforça-se a importância da realização de outras pesquisas, ampliando e aprofundando o tema aposentadoria.
Como referências, buscou-se dados estatísticos, artigos e livros que abordassem os temas envelhecimento, aposentadoria, significado do trabalho e programas de preparação para aposentadoria, tais como: ANTUNES (2009), BITENCOURT et al. (2011), FALLER; TESTON,; MARCON (2015), BULLA; KAEFER (2003), FÔLHA; NOVO (2011), GIRARDI (2011), FRANÇA; MENEZES (2012), FRANÇA; SOARES (2009), FRANÇA; VAUGHAN (2008), SCHNEIDER; IRIGARAY,(2008), SILVA (2008), MORIN (2001), SANTOS (1990); ZANELLI; SILVA; SOARES (2010), além de autores sobre a metodologia científica utilizada.